Em breve o Android Auto deve invadir os automóveis. O sistema, que promete ajudar os motoristas a acabar com as distrações durante a condução, oferecendo acesso à navegação, busca e músicas online enquanto se dirige, foi lançado em meados de Março pelo Google. E, junto com o lançamento do aplicativo foram anunciados os primeiros aparelhos trazendo suporte ao Android para carros: os receivers NEX da Pioneer, uma das empresas mais conhecidas do ramo de equipamentos de som automotivos no Brasil e no mundo.
Em comunicado à imprensa, o vice-presidente de marketing da Divisão de Eletrônicos para Automóveis da Pioneer USA, Ted Cardenas, afirmou que “a integração do Android Auto com os receptores NEX de segunda geração oferece aos proprietários de smartphones compatíveis a capacidade para utilizar o poder e a conectividade dos seus dispositivos para navegação, música, comunicações e muito mais”. E ressaltou que o “Android Auto entrega uma experiência de usuário familiar e consistente, otimizada para o ambiente automotivo com avançada tecnologia de fala para o ágil controle de voz e a exibição na tela de informações contextuais úteis e relevantes.”
Os aparelhos anunciados são necessários para usar o Android Auto no veículo, funcionando como receptores, espelhando a tela do smartphone e incorporando parte de suas funções. Os modelos à venda no mercado (apenas nos Estados Unidos e alguns países da Europa, por enquanto) tem preços entre US$ 700 (cerca de R$ 2.200, sem impostos) e US$ 1,400 (aproximadamente R$ 4.400, também sem os impostos e taxas de importação).
O modelo mais acessível é o AVH-4100NEX e o mais caro, topo de linha, é o AVIC-8100NEX. O modelo intermediário é o AVIC-7100NEX, vendido por US$ 1,200 (em torno de R$ 3.800). A principal diferença entre os dispositivos está na tela. Enquanto os modelos mais acessíveis contam com recursos multimídia semelhantes, em contrapartida trazem telas resistivas. Já o modelo topo de linha conta com tela capacitiva. Os tamanhos das telas variam entre 6.1 e 7 polegadas e contam com resolução WVGA.
A distinção entre telas capacitivas e resistivas pode ser um fator determinante na hora da compra. É bom saber: as telas capacitivas são muito mais sensíveis e é o tipo de tecnologia empregada na maioria dos dispositivos touchscreen. Já a tecnologia resistiva, embora mais barata, tem menor sensibilidade, e requer certa pressão sobre a tela exigindo, inclusive, o uso de uma caneta para melhores resultados na hora de operar o dispositivo. Em se tratando de um aparelho para ser usado num automóvel não é preciso ser mágico para adivinhar qual tecnologia oferece melhores resultados.
Para se ter uma ideia os receptores NEX de nova geração recém-lançados lá fora são muito semelhantes às centrais multimídias da Pioneer vendidas no Brasil como o AVIC-F960BT, por exemplo. O modelo oferece suporte a vários recursos como navegação via GPS, bluetooth, entradas USB e conexão com iPod e iPhone, incluindo o uso do assistente Siri, da Apple.
Além do suporte ao Android Auto, os receptores da Pioneer anunciados nos Estados Unidos, também são compatíveis com o CarPlay, o sistema para carros da Apple. A fabricante ainda conta com outros modelos como o AVIC-6100NEX e o AVIC-5100NEX. A principal diferença é que esses modelos são compatíveis apenas com o sistema CarPlay da Apple. O primeiro é vendido por US$ 900 (cerca de R$ 2.800) e o segundo por US$ 750 (em torno de R$ 2.400).
Ainda não se sabe quando os dispositivos da Pioneer chegarão ao Brasil. Já, de acordo com o executivo do Google responsável pelo Android Auto nos Estados Unidos, Daniel Holle, os primeiros carros compatíveis com o sistema devem chegar ao mercado brasileiro apenas no segundo semestre de 2015. O lançamento depende do calendário das montadoras que, por sua vez, precisam de tempo para integrar o sistema a seus veículos.
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