Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

As tecnologias usadas pelos espiões da CIA e da KGB nos anos 80

CIAOs velhos tempos de espionagem acabaram e os Estados Unidos e a Rússia não vivem mais uma Guerra Fria. Hoje os tempos são outros e os americanos estão mais preocupados com a guerra ao terrorismo e o legado deixado por Bin Laden. No entanto, outro dia eu estava lendo um livro chamado o "Grande Inimigo", escrito por um jornalista do New York Times, James Risen, e um ex-agente da Agência Central de Inteligência americana chamado de Milt Bearden e achei interessante publicar uma matéria falando das principais técnicas usadas pelos espiões para capturar ou escapar de seus inimigos.

Acredito que muita gente tem curiosidade no assunto ou, do contrário, os filmes de James Bond não fariam tanto sucesso. A seguir você confere algumas dessas malandragens usadas pelos espiões na época da Guerra Fria. Pena que o livro teve partes do seu conteúdo censurado pela CIA, portanto muita coisa não foi revelada pelo ex-espião.

Pílula do Suicídio

O suicídio era um ato extremo cometido pelo espião. No entanto ela, muitas vezes, era necessário para evitar que informações secretas caíssem nas mãos dos inimigos. Para isso os agentes da CIA contavam com uma caneta Mont Blanc que escondia uma cápsula de cianureto, um gás extremamente mortal que, à propósito, foi o responsável pela morte de mais de mais de 240 jovens no incêndio da boate Kiss em Santa Maria. No caso do agente secreto ele colocava a cápsula na boa e mordia enquanto tapava a boa e o próprio nariz, inalando o gás fatal.

Despistar

Perseguições não eram raras na época da alta espionagem. Escapar das mãos dos inimigos era algo crucial para os agentes da CIA. Principalmente em meados de 1985, época que ficou conhecida como o "Ano dos Espiões", quando muitos agentes americanos foram capturados pelo russos da KGB. Uma tática utilizada pelos agentes consistia em dobrar equinas repetidamente. Essa tática foi inventada por um tal agente "Smith" e era chamada de "Pela Garganta".

Asas de Galinha

Essa foi uma técnica de captura invetada pelos agentes da KGB. Ela era aplicada por cinco agentes ao mesmo tempo para capturar um fugitivo. Primeiro era formada uma emboscada. Quando o inimigo surgia os agentes pulavam sobre ele. Enquanto um empurrava a sua cabeça em direção ao próprio abdômen os outro quatro seguravam os braços dele e amarravam suas mãos pelas costas. 

Feromônios

Quem curte o seriado "Grimm" deve ter visto um episódio ("Pé Grande") em que o Monroe atrai os cães da polícia para longe de sua casa usando a roupa de outro homem. A técnica usada pelos agentes da KGB tinha algo de semelhante. E consistia em borrifar algum lugar onde o agente americano costumava passar com feromônios. Assim a substância química era transferido para a sola do seu sapato. Graças à essa artimanha os russos podiam usar cães farejadores para perseguir o inimigo sem levantar suspeitas.

Comentários