Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Quem realmente inventou o tablet?

iPad 4 128 GBHavia um tempo em que os computadores não consistiam de uma CPU, monitor, mouse e teclado. Esse foi o conceito criado por Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, quando ele projetou o Apple I. O primeiro computador pessoal da história nasceu da mente de um gênio que praticamente teve um daqueles momentos "eureka" em 1975. Não sei se é possível dizer que Wozniak é o inventor do computador, mas podemos afirmar que ele foi o primeiro a imaginar e a juntar as peças necessárias para dar vida à máquina. A imaginação do hacker revelou um conceito que seria amplamente utilizado daquela época em diante até aparecer algo novo unindo todas as peças numa só.

Foi assim que surgiu o tablet. Mais especificamente o iPad. Ele revolucionou o conceito do computador, eliminado o mouse e o teclado. Tudo o que temos agora é uma tela onde tudo é integrado. O toque substitui o mouse e o teclado é própria tela. 35 anos depois a mesma empresa que deu início à revolução do computador pessoal inventou também o tablet. Ou não. Na verdade não foi a Apple que inventou o tablet. Mas a empresa, dessa vez sob o comando de Steve Jobs, foi quem pôs as coisas no devido lugar. Em 2004 ele registrou a patente de um dispositivo exatamente igual ao iPad. O desenho feito para demonstrar o conceito no pedido de registro de patente mostra um homem segurando o equipamento do mesmo jeito que Jobs segurou o iPad no seu lançamento em Janeiro de 2010.

Baseado nisso podemos afirmar que Jobs é o inventor do tablet? Sim, e não. Sim, porque do mesmo modo que o Apple I, Jobs foi o primeiro a imaginar um dispositivo onde a tela fosse o centro de tudo. O ex-CEO da empresa da maçã, por sua vez, inspirou-se no conceito de computador pessoal criado por Alan Kay, um cientista visionário do Xerox Parc, chamado de "Dynabook". É dele uma das citações prediletas de Jobs. Ele dizia: "A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo".

No entanto a Apple pode não ter inventado nada, mas ela foi a primeira empresa a realmente criar um dispositivo capaz de criar um mercado sólido. Antes do iPad outras empresas criaram tablets semelhantes ao iPad. Mas nenhum deles foi capaz de conquistar o usuário. Do mesmo modo que Wozniak estabeleceu um padrão em relação ao computador com mouse, teclado e tela, Jobs estabeleceu outro padrão. Contrariando as previsões de seu rival, Bill Gates, que acreditava na combinação de tela sensível e caneta stylus, Steve Jobs demonstrou que o futuro pertencia a um dispositivo simples e fácil de usar onde hardware e software fossem conectados. Foi assim que nasceu o iPad.

Ah, mas há uma teoria de que o verdadeiro inventor do tablet foi Stanley Kubrick, diretor do filme 2001, Uma Odisseia no Espaço.

Comentários