Aparentemente essa é uma tarefa simples. E foi o que achei. Assim que coloquei as mãos no tablet da Coby, uma das primeiras coisas que fiz foi habilitar a conexão sem fio do aparelho. Para isso, fui em "Definições" e "Sem Fio e Redes" e toquei na opção "Activar Wi-Fi" (o menu está em Português de Portugal, já que o Português brasileiro não está disponível). Em seguida, o aparelho ativou a rede sem fio e identificou a minha rede doméstica. Então foi só tocar no nome da rede, digitar a senha e esperar a conexão ser estabelecida. Simples, afinal é isso o que o manual (em inglês) manda fazer. Depois só só acessar o "Browser" e começar a navegar na internet.
Bom, na prática as coisas foram um pouco mais difíceis. Não consegui a acessar a internet no tablet Coby MID7015. Vale lembrar que tenho um computador que se conecta à internet através de um modem 3G MF100 da ZTE. A operadora é a Vivo. O compartilhamento é feito através de um adaptador de rede wi-fi ligado no meu PC e que se conecta a um roteador TP-Link.. Tudo funciona perfeitamente, de modo que posso acessar a internet no meu iPad Wi-Fi. Mas assim como tive um pouco de trabalho para configurar o tablet da Apple, o mesmo aconteceu com o Kyro, que se recusou a se conectar à internet.
Por isso que tiver algum tablet Wi-Fi como o da Coby (que roda o Android 2.1), pode seguir os passos abaixo para fazê-lo acessar a internet:
- Em primeiro lugar vá no "Definições", "Sem Fio & Redes", "Definições de Pontos de Acesso".
- Depois aperto o botão "Menu" na parte superior do tablet. Abrirá a opção "Avançadas". Toque nela.
- A seguir marque a caixa "Usar IP Estático" e preencha os dados informados em "Endereço IP", "Gateway", "Máscara de Sub-Rede", DNS 1 e DNS2.
- Os dados devem ser preenchidos da seguinte maneira: em "Endereço IP" coloque o IP do tablet Coby. No meu caso é 192.168.0.3, pois o PC é o 192.168.0.1 e o iPad o 192.192.0.2; quem não tiver outro tablet usando o compartilhamento deve colocar 192.192.0.2; esse número indica que o tablet é o número 2 da rede doméstica.
- Em "Gateway" coloque o IP do computador que acessa a internet diretamente pelo modem e que vai compartilhar com os demais. Normalmente é 192.168.0.1.
- Em "Máscara de sub-rede" insira 255.255.255.0;
- Falta pouco. Agora você pode inserir os DNS. Normalmente eu uso os do Google, pois servem para acelerar a conexão. Em DNS1 você pode colocar 8.8.8.8 e em DNS2, 8.8.4.4.
- E é isso. Acredito que tudo está configurado corretamente. Agora é só correr para o abraço.