A Nielsen publicou ontem um levantamento sobre o mercado de celulares no Brasil. E os números mostram que o país segue por um bom caminho. Num comparativo entre o primeiro semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2011 é possível dizer que as vendas de smsartphones dispararam. O aumento ficou na casa dos 165%.
Apesar do otimismo, a participação dos smartphones no mercado nacional ainda é bem diferente do mercado americano e europeu, por exemplo. Por aqui, eles representam menos de 6% das vendas de celulares. É pouco, mas ainda é bem mais que era há um ano. Em 2010 apenas 2,7% dos celulares vendidos no país eram smartphones (celulares inteligentes). No total houve um crescimento de 21% nas vendas de celulares.
Agora, entrando um pouco mais a fundo, podemos ver como o mercado de smartphones está dividido. Em termos de sistema operacional quem dá as cartas é o Android. O robozinho verde está em 39% dos aparelhos vendidos no mercado nacional. A explicação para o crescimento do Android tem dois fatores. Além do grande número de smartphones disponíveis, houve uma que de 17% no valor médio dos aparelhos.
Em segundo lugar no mercado ainda vem o Symbian, da Nokia. O sistema está em queda no mercado desde o terceiro trimestre de 2010. E com o acordo da companhia finlandesa, ele deverá ser abandonado aos poucos em favor do Windows Phone 7. Por sua vez, a Apple conseguiu colocar o iOS em terceiro lugar no mercado. É interessante notar que a fabricante americana dispõe de apenas dois modelos de smartphones à venda: o iPhone 3GS e o iPhone 4.
Já a variedade de aparelhos Android no país é tão grande que fica até difícil dizer qual modelo vende mais. Em termos de popularidade aqui no blog, o Galaxy 551, da Samsung domina por causa do bom preço. Mas não podemos esquecer de modelos parrudos recém-lançados no país como o Samsung Galaxy S II, o LG Optimus Black e o Motorola Milestone 3. Há até modelos com suporte a dois chips como é o caso do ZTE V821.
via G1
Apesar do otimismo, a participação dos smartphones no mercado nacional ainda é bem diferente do mercado americano e europeu, por exemplo. Por aqui, eles representam menos de 6% das vendas de celulares. É pouco, mas ainda é bem mais que era há um ano. Em 2010 apenas 2,7% dos celulares vendidos no país eram smartphones (celulares inteligentes). No total houve um crescimento de 21% nas vendas de celulares.
Agora, entrando um pouco mais a fundo, podemos ver como o mercado de smartphones está dividido. Em termos de sistema operacional quem dá as cartas é o Android. O robozinho verde está em 39% dos aparelhos vendidos no mercado nacional. A explicação para o crescimento do Android tem dois fatores. Além do grande número de smartphones disponíveis, houve uma que de 17% no valor médio dos aparelhos.
Em segundo lugar no mercado ainda vem o Symbian, da Nokia. O sistema está em queda no mercado desde o terceiro trimestre de 2010. E com o acordo da companhia finlandesa, ele deverá ser abandonado aos poucos em favor do Windows Phone 7. Por sua vez, a Apple conseguiu colocar o iOS em terceiro lugar no mercado. É interessante notar que a fabricante americana dispõe de apenas dois modelos de smartphones à venda: o iPhone 3GS e o iPhone 4.
Já a variedade de aparelhos Android no país é tão grande que fica até difícil dizer qual modelo vende mais. Em termos de popularidade aqui no blog, o Galaxy 551, da Samsung domina por causa do bom preço. Mas não podemos esquecer de modelos parrudos recém-lançados no país como o Samsung Galaxy S II, o LG Optimus Black e o Motorola Milestone 3. Há até modelos com suporte a dois chips como é o caso do ZTE V821.
via G1