Novo malware no Android grava ligações do usuário

Malware AndroidCada vez mais os smartphones estão se popularizando no Brasil. E assim como no resto do mundo, os aparelhos com Android estão vendendo cada vez mais e o sistema já responde por quase 50% do mercado. Na carona desse sucesso todo também vêm os vírus e malwares. Falando nisso, uma nova modalidade de vírus para o sistema operacional do Google acabou de ser descoberto.

O novo malware, se instalado no smartphone, atua como um espião. Ao contrário de outros aplicativos mal-intencionados, que roubam informações pessoais e enviam para servidores externos, essa nova modalidade comete a ousadia de gravar as ligações do usuário. Os dados ficam gravados num arquivo AMR no cartão de memória do aparelho. Posteriormente o aplicativo suspeito faz o upload do arquivo para um servidor remoto.

Para se prevenir é bom ter um anti-vírus instalado no smartphone Android. Além disso, uma dica interessante é prestar atenção nas permissões solicitadas por qualquer aplicativo ao instalá-lo no aparelho. E deve-se ter muito cuidado com programa maliciosos que tentam se passar por aplicativos legítimos, mas não passam de clones.