A imagem abaixo bem que poderia ilustrar a atual situação da Nokia. A fabricante de celulares acabou de perder o posto de maior fabricante de smartphones para a Apple, que só tem dois modelos a venda no mercado. Por enquanto não podemos dizer que a marca está morta. Afinal, ela ainda é capaz de produzir grandes aparelhos como o N8 e o N9. Por isso ainda tem gente no mundo que sonha em ser enterrado dentro de uma caixão desses.
Se não se pode viver com estilo, que tal morrer e ser enterrado com estilo? Em Ghana, é isso o que o pessoal anda fazendo. O cara morre e pode ser enterrado num caixão estiloso. Os fãs da Nokia são capazes de pagar 1.500 dólares para passar o resto da eternidade dentro do seu celular. Já os nerds, claro, podem escolher ser enterrados em réplicas da nave Milenium Falcon, da série Star Wars. Enfim, a imaginação humana parece que não tem limites.
Mas é claro que tudo não pode passar de uma brincadeira ou um tipo de marketing da marca finlandesa. A internet é uma grande fábrica de coisas aleatórias. Memes nascem e morrem numa grande velocidade, e não me espantaria descobrir que tudo não passa de uma jogada para promover os celulares da companhia.
O mercado nacional e internacional de celulares sofre com a concorrência e mesmo empresas gigantes como a Microsoft, por exemplo, tem dificuldade em competir com players como a Apple (que já amargou muitos fracassos ao longo da sua história) e a Samsung. Conseguir um bom lugar ao sol nunca foi tão complicado.
Tanto que a empresa de Bill Gates não resistiu. A Nokia, pelo jeito, pode acabar sendo mais uma vítima. No final das contas essa história de caixão high tech pode soar como um aviso de que o fim da Nokia está próximo.