Pular para o conteúdo principal

1 ano sem o gênio de Steve Jobs

Steve JobsHá exatamente 1 ano, no dia 5 de Outubro de 2011, eu estava jantando com minha família quando recebi a notícia de que Steve Jobs havia falecido. Aos 56 anos, o co-fundador da Apple era vencido pelo câncer no pâncreas. O executivo, que deu vida ao iPod, ao iPhone e ao iPad, entre outros produtos revolucionários, fora vencido pela doença com a qual lutava desde 2004. A sua morte deixou um vazio no coração dos applemaníacos mundo à fora, que o reverenciavam como se a Apple fosse uma religião e Jobs, o seu grande guru.

E, de fato, assim o é. Steve Jobs foi um homem à frente do seu tempo. Ele pôs paixão em suas criações e ajudou a liderar uma revolução ao mesmo tempo cultural e tecnológica. Suas ações influenciaram diversas áreas de conhecimento. Ele mudou a cara dos computadores, que eram bege e sem graça, ao criar o iMac em 1997. Mais tarde, o iPod ajudou a salvar a indústria musical e, com o iPhone, revolucionou o mercado de smartphones dando origem à indústria dos aplicativos. Isso sem falar no iPad, o dispositivo que virou uma febre mundial.

A Apple sem Steve Jobs

Agora a Apple tem um longo caminho pela frente e precisa provar que pode sobreviver sem o toque de midas de seu fundador. Por enquanto, tudo vai bem. A empresa pôs no mercado o último produto que ainda tem o toque de Jobs, o iPhone 5. O produto não tem nada de revolucionário em relação às suas gerações anteriores. Mesmo assim, o smartphone foi recebido com entusiasmo e bateu recordes de vendas em seu primeiro fim de semana nas lojas. Isso ajudou a aumentar ainda mais o valor das ações da Apple, e a companhia foi uma das que mais se valorizou no último ano.

Por enquanto, portanto, tudo vai bem. No entanto não podemos esquecer que a última vez em que a companhia tentou seguir seu caminho sem o comando do seu criador, ela quase foi à falência, amargou alguns fracassos como o Newton, e só foi salva quando o próprio Steve Jobs retomou o seu controle. O desafio de Tim Cook, o atual CEO, não é pequeno. Felizmente a empresa ainda conta com nomes como Johny Yve, o homem por traz do design do Macbook, do iPhone, do iPad e dos demais produtos da Apple. Os fãs da companhia americana esperam que ela não perca a paixão de inovar e se manter "faminta".

Em tempo: a Apple publicou em sua página na internet um vídeo em homenagem à Steve Jobs aonde ele aparece em diversos momentos junto com suas maiores criações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .