Baseado numa pesquisa feita pelo Instituto Ipsos Mediact, um estudo do W/McCann e Grupo .Mobi foi publicado esta semana e traz informações interessantes sobre o mercado de telefonia no país. Ele indica um panorama interessante e otimista ao afirmar que o uso de smartphones deve crescer rapidamente nos próximos meses. Atualmente esse tipo de celular já é usado por quase 1/3 dos internautas brasileiros.
Isso quer dizer que há no país cerca de 19 milhões de aparelhos, e 50% dos usuários adquiriu o smartphone há mais ou menos 6 meses. Uma informação interessante para o mercado sinaliza que quase 32% dos donos de smartphones tem a intenção de trocar de aparelho no próximo meio ano. E mais: quase 45% dos usuários de celulares convencionais pretende trocar de aparelho nos próximos seis meses. A pesquisa também revela que cerca de 2/3 das pessoas consultadas pela pesquisa pode comprar um tablet futuramente.
No que diz respeito às classes sociais, 19% da C diz possuir um smartphone. Já, na classe B esse número é de 33,5%. E quase a metade (49,7%) dos entrevistados da classe A diz ser dono de um smartphone. E desse universo de usuários, quase 70% está na faixa de idade entre 25 e 44 anos. E desse pessoal todo, 40,8% acessam a internet pelo celular. E um dado curioso: o Facebook é a rede social mais acessada pela classe A. Já a classe C prefere o Orkut.
Falando de marcas de celulares e smartphones, a Nokia lidera no Brasil. 35% dos entrevistados se declararam proprietários de aparelhos da companhia finlandesa. Em segundo lugar está a coreana Samsung. Ela é a marca de 17,8% dos usuários. Depois vem a também coreana LG com 13%; e em quarto lugar na preferência está Apple, com 10,9%. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidos neste documento.
Isso quer dizer que há no país cerca de 19 milhões de aparelhos, e 50% dos usuários adquiriu o smartphone há mais ou menos 6 meses. Uma informação interessante para o mercado sinaliza que quase 32% dos donos de smartphones tem a intenção de trocar de aparelho no próximo meio ano. E mais: quase 45% dos usuários de celulares convencionais pretende trocar de aparelho nos próximos seis meses. A pesquisa também revela que cerca de 2/3 das pessoas consultadas pela pesquisa pode comprar um tablet futuramente.
No que diz respeito às classes sociais, 19% da C diz possuir um smartphone. Já, na classe B esse número é de 33,5%. E quase a metade (49,7%) dos entrevistados da classe A diz ser dono de um smartphone. E desse universo de usuários, quase 70% está na faixa de idade entre 25 e 44 anos. E desse pessoal todo, 40,8% acessam a internet pelo celular. E um dado curioso: o Facebook é a rede social mais acessada pela classe A. Já a classe C prefere o Orkut.
Falando de marcas de celulares e smartphones, a Nokia lidera no Brasil. 35% dos entrevistados se declararam proprietários de aparelhos da companhia finlandesa. Em segundo lugar está a coreana Samsung. Ela é a marca de 17,8% dos usuários. Depois vem a também coreana LG com 13%; e em quarto lugar na preferência está Apple, com 10,9%. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidos neste documento.