Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Lenovo ThinkPad Helix: Ultrabook poderoso e tablet versátil

A Lenovo colocou no mercado um novo modelo de Ultrabook, o ThinkPad Helix. O portátil chama a atenção por vários motivos. Além de poderoso o computador também é bastante versátil, pois pode ser usado como se fosse um tablet pc como o seu irmãos mais velho, o ThinkPad Yoga, lançado no ano passado. Pode-se dizer que o Helix é uma evolução do modelo anterior, pois conta com hardware mais poderoso. Por outro lado a flexibilidade que fez a fama do Yoga continua presente no Helix, o que faz dele também um ótimo dispositivo.

ThinkPad Helix, como eu já disse, se destaca pela sua capacidade de se comportar ora como um Ultrabook ora como um tablet. A tela de 11.6 polegadas Full HD é equipada com Gorilla Glass e traz a tecnologia IPS. Segundo a fabricante, o aparelho possui a tela mais brilhante de toda a família de produtos ThinkPad. Falando na tela, ela pode ser girada 180 graus. Isso permite que o computador seja usado não só como um notebook e utrabook comum, mas também como um slate, isto é, com a base dando apoio à tela, o que garante mais conforto, uma vez que pode-se usar o tablet ThinkPad Helix sobre uma mesa. A entrada de dados pode ser feita através do toque ou com a ajuda de uma caneta digitalizadora. E, para quem busca mobilidade o portátil também pode ser usado como um tablet independente. Ou seja, ao invés de simplesmente virar a tela, o usuário pode desconectar a tela do restante do conjunto.

Leia também: 5 notebooks bons de briga

No que diz respeito às configurações o Ultrabook conversível da Lenovo tem especificações bem interessantes. Além do processador Intel Core i7 de terceira geração, o aparelho traz itens normalmente não encontrados em notebooks e até mesmo na maioria dos ultrabooks como a tecnologia NFC (usada para o compartilhamento de dados entre dispositivos portáteis como smartphones e tablets, por exemplo). O ThinkPad Helix também conta com câmeras frontal (2 MP) e traseira (5 MP), além de Bluetooth 4.0, entrada USB e Wi-Fi. A versão vendida nos EUA ainda conta com conectividade 4G LTE.

ThinkPad Helix

Rodando o Windows 8 Pro de 64 bits em Português, o ultrabook da Lenovo conta com 4 GB de RAM e armazenamento interno de 256 GB SSD. O espaço pode parecer pouco para um ultrabook, mas é bastante se considerarmos que a maioria dos tablets não possuem mais que 64 GB de memória interna e podem ser usados sem problemas para guardar aplicativos, documentos, fotos e vídeos.

Um dos pontos fortes do Helix é a bateria. Enquanto a maioria dos usuários de dispositivos portáteis precisam conviver com baterias capazes de durar 2 ou 3 horas, o conversível da Lenovo promete aguentar bem mais que isso: cerca de 20 horas. Para dar conta do recado, o teclado do aparelho conta com sua própria bateria de 4 células. O teclado, que serve como dock, também conta com duas portas USB 3.0, bem mais rápida que 2.0, além do tradicional TrackPoint, um Touchpad inteligente e uma porta Mini DisplayPort.

Enfim, o ThinkPad Helix faz bem o papel de um ultrabook, aliando hardware potente e versatilidade. Trata-se de um computador completo, leve e fino, capaz de entregar uma ótima experiência de uso para a maioria das pessoas. Ele também é um ótimo tablet, contando com uma bateria de longa duração e várias opções de conectividade. Por outro lado a versão disponível no Brasil possui um preço um tanto salgado (6 mil reais).

Comentários