Pular para o conteúdo principal

Novos termos de uso da Adobe causam polêmica por causa da IA

Novos termos de uso da Adobe causam polêmica por causa da IA

Há poucos dias o Google divulgou que a inteligência artificial é um dos mais pesquisados no brasil nos últimos 12 meses. A IA chegou para ficar. Ao que tudo indica não é apenas uma moda passageira. Cada vez mais empresas estão adotando a tecnologia em seus escritório. Ao mesmo tempo, grandes companhias vem trabalhando para integrar a inteligência artificial em seus softwares e sites. É o caso da Adobe. 

A empresa incluiu diversos recursos desse tipo em seu famoso programa de edição de imagens Photoshop e demais serviços incluídos no Adobe Criative Cloud. Apesar de novos recursos serem sempre bem-vindos, a atualização dos termos de uso desse e outros aplicativos da companhia causou polêmica entre usuários na última semana. Tudo por conta de algo relacionado à IA.

A suspeita de que a empresa poderia utilizar o conteúdo produzido pelo usuário para treinar a inteligência artificial irritou muitos assinantes do serviço nos Estados Unidos, Brasil e outros países. Muita gente ficou com medo de que a Adobe poderia "roubar" os conteúdos criados por eles. A possibilidade de que conteúdos protegidos por direitos autorais ou acordos de confidencialidade possam ser acessados pela empresa ancedeu um sinal de alerta.

Veja o que diz o trecho dos novos termos de uso divulgado pela Adobe recentemente:

"4.2 Licenças para Seu Conteúdo. Somente com o propósito de operar ou melhorar os Serviços e o Software, você nos concede uma licença não exclusiva, mundial, livre de royalties e sublicenciável para usar, reproduzir, exibir publicamente, distribuir, modificar, criar trabalhos derivados, executar publicamente e traduzir o Conteúdo. Por exemplo, podemos sublicenciar nosso direito ao Conteúdo para nossos prestadores de serviços ou outros usuários para permitir que os Serviços e o Software operem como pretendido, por exemplo, para que você compartilhe fotos com outras pessoas. Separadamente, a seção 4.6 (Feedback) abaixo trata de qualquer Feedback que você nos fornecer. "

Embora a Adobe declare que suas ações visam melhorar seus serviços e softwares, houve especulações de que a empresa poderia utilizar imagens, vídeos e textos dos usuários para treinar seus modelos de IA, como o Adobe Firefly. 

Contudo, a companhia esclareceu que não tem intenção de usar o conteúdo dos clientes para o treinamento de seus modelos de IA, e que os modelos atuais do Adobe Firefly são treinados com conteúdo licenciado e de domínio público.

É provável que a preocupação seja totalmente exagerada e infundada. A empresa informa que o processo é realizado "apenas de maneira limitada e somente conforme permitido por lei". Além disso, é preciso saber que é bem simples desativar a opção de "Análise de conteúdo" em seu perfil na Adobe. Basta acessar a aba "Privacidade e dados pessoais" e desabilitar a coleta de dados e informações.

De qualquer forma, a discussão em torno desses termos destaca a importância de transparência e proteção dos direitos dos usuários. Especialmente quanto ao uso de dados dos usuários para uso no aperfeiçoamento de tecnologias como a da inteligência artificial. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .