Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Professor viraliza ao ensinar informática sem computador

Professor africano ensina computação sem computadoresImagine a seguinte situação: você é um professor de informática em Gana, na África. e precisa ensinar seus alunos a mexer num computador e usar softwares como o Microsoft Word. Moleza, não é? Desde que você disponha dos recursos adequados como um computador, projetor, livros e tudo mais. Mas é aí que está o problema. Saindo do campo da imaginação, essa é a situação enfrentada pelo professor Richard Appiah Akoto. Usando uma expressão bem brasileira, podemos dizer que ele precisa se virar nos 30 para cumprir sua nobre missão de educar. Tanto que o jeito que ele deu para alcançar seu objetivo viralizou na internet e até chamou a atenção da gigante Microsoft.

Sem se preocupar com a falta de recursos, Richard usa toda a sua criatividade e jogo de cintura para ensinar computação para as crianças mesmo sem dispor de computadores. A escola, que fica na cidade de Kumasi, em Gana, está sem os equipamentos de informática há vários anos. Mais especificamente, desde 2011. Ironicamente, para passar para o colegial, essas crianças são obrigadas a fazer um exame de informática. É o tipo de cisa que se não fosse na África, a gente bem que poderia dizer que "só podia ser no Brasil".

Viralizou

Apesar da situação ser recorrente e acontecer há anos, só agora o mundo tomou conhecimento da situação. Isso aconteceu por que algumas das fotos onde o professor africano aparece desenhando a interface do Microsoft Word numa lousa (ou quadro negro) viralizou no Facebook. As imagens foram postadas no perfil do próprio professor (que, não sabe-se a razão, apresenta-se online como Owura Kwadwo).

Professor viraliza ao ensinar informática sem computador

As imagens de Owura (ou Richard) foram compartilhada milhares de vezes na internet. Por conta disso, a própria Microsoft acabou tomando conhecimento do caso. A promessa é de que a empresa fundada por Bill Gates ajude o professor africano enviando computadores para que ele possa ensinar seus alunos a trabalhar com os softwares da empresa sem precisar recorrer a gambiarras.

As fotos também circularam no Twitter e outras redes sociais. No microblog muitas pessoas compartilharam as imagens do professor com a hashtag #TeachingIsAVocation (que significa "ensinar é uma vocação"), entre outras, e se referiram a ele como a um herói.

Em entrevista a um site africano Richard Appiah Akoto mostrou-se surpreso com o alcance das imagens e disse que nunca imaginou que elas poderia causar tanta repercussão. E, ao contrário, do que se possa imaginar, o professor afirmou que acha divertido ensinar numa escola de Gana.

Seja como for, o fato é que o professor ganhou o respeito do mundo, ao mostrar como a força de vontade e a criatividade podem ajudar a superar os problemas e a falta de recursos. Agora resta saber se a Microsoft vai ajudar o professor a mudar essa situação ou tudo não passou de promessas jogadas ao vento.

Comentários