Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Vale à pena atualizar o computador para o Windows 8.1?

Windows 8.1
Windows 8.1 - Todos os aplicativos
Não sou fã do Windows, nunca fui. Sempre odiei o sistema operacional da Microsoft, e não penso duas vezes antes de falar mal do software, que é utilizado por quase todo o mundo. Mas, confesso que, por conta do meu trabalho como blogueiro em sites de tecnologia sou obrigado a usar o sistema, mesmo preferindo o Linux Ubuntu. Afinal, este é um site de tecnologia e preciso escrever sobre vários assuntos (dicas, tutoriais, etc) e não só sobre o que gosto. Foi por isso que voltei a usar o Windows este ano. Instalei o Windows 8 num dos meus computadores e há poucos dias fiz a atualização para a versão mais recente do SO. Minha intenção era a de justamente avaliar se vale à pena atualizar o computador para o Windows 8.1.

Vale à pena atualizar?


Depois de acessar a loja do Windows e fazer a atualização de forma tranquila (e gratuita), fiquei surpreso com o bom trabalho feito pela Microsoft. As melhorias foram bem significativas. Acredito que se a gigante de Redmond continuar nesse caminho (ainda tem muita coisa pela frente para melhorar, preciso dizer) o Windows 8 e seus sucessores (seja lá o nome que venham à ter) talvez consigam se firmar como sistemas operacionais estáveis e que possam ser utilizados sem medo.

Para quem já usa o Windows 8 as notícias são boas, pois muita coisa foi simplificada. Eu, particularmente, gostei das opções de personalização. A possibilidade de colocar o mesmo papel de parede da área de trabalho na Tela Inicial do Windows 8.1 é ótimo. Antes, eu me sentia engessado por não poder fazer isso. Agora, não só posso fazer isso como ainda tenho a opção de utilizar temas baixados na internet e que vão mudando a imagem automaticamente na interface Metro.

Por outro  lado a volta do botão Iniciar, que era tão aguardado, não chega a ser algo assim tão sensacional quanto as pessoas gostariam que fosse. Embora esteja ali, e isso deixe as pessoas mais confortáveis, ele não faz muita coisa. Pois é apenas um botão. O bom e velho botão Iniciar, e só. Eu, assim como muita gente, anda espera que a Microsoft ressuscite também o Menu Iniciar que, afinal das contas, era a identidade do Windows.

Pelo menos a Microsoft teve a sensatez de acrescentar nele um menu acessível pelo botão direito do mouse que dá acesso a vários recursos úteis do sistema como o Painel de Controle, Sistema e Programas e Recursos, entre outros. No Windows 8 a única maneira de ativar esse menu era através do comando "Teclar Windows + X". A razão para a empresa esconder esse menu é porque a maior parte dos usuários domésticos jamais vai utilizá-lo.

Mas nem tudo está perdido: para aqueles que sentem falta do Menu Iniciar agora há uma espécie de atalho para acessar todos os aplicativos na Tela Inicial. Ele pode ser acessado clicando-se (ou tocando) na seta para baixo localizada no canto inferior esquerdo da tela. O resultado é a exibição da lista ao lado. Aliás, se o usuário quiser é possível configurá-la para ser o padrão de exibição.

Por falar em padrão de exibição a Microsoft fez um grande favor para a maioria dos usuários que não gostam da Tela Inicial do Windows 8.1. Agora é possível configurar o computador para ir direto para a Área de Trabalho ao ligar o computador. No entanto quem quiser se livrar de vez da interface Metro só recorrendo a outros meios.

No geral, o Windows 8.1 traz uma série de melhorias na interface. Vários aplicativos como o Email, por exemplo, agora contam com opções mais à mão para selecionar e-mails e gerenciar as mensagens (excluir, mover, marcar como lidas, etc). As pastas também estão mais acessíveis, e não é mais preciso clicar com o botão direito do mouse para visualizar a pasta de "spam", por exemplo.

Enfim, as novidades são inúmeras e vale à pena. Gostei particularmente da integração com o SkyDrive, que permite abrir e salvar documentos com um clique diretamente do Explorador de Arquivos ou do aplicativo nativo do Windows. E, falando em aplicativos nativos, o Windows 8.1 já vem com vários apps novos como o Lista de Leitura, Alarme, Scanner e Winzip. Além disso o Skype vem instalado por padrão.

A verdade é que o Windows 8.1 não é uma revolução. É uma boa evolução do sistema, e mostra que a Microsoft ouve os seus clientes. Acredito que num futuro próximo, e posso estar enganado, a empresa vá decidir da interface Moderna em relação aos computadores de mesa e notebooks, deixando a atual tela inicial apenas para uso em tablets e computadores híbridos.

Concordo, claro, que a atualização vale à pena. Ainda mais por ser gratuita. Mas quem quiser esperar pelo Windows 9 no ano que vem, talvez, não vai perder tanto assim. Dá para esperar e seguir utilizando o Windows 8 sem problemas.

Comentários