Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Conheça a Graph Search, sistema de buscas do Facebook

O CEO Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou hoje mais cedo uma novidade no campo das buscas, o Graph Search. Trata-se, na verdade, de uma ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do usuário. O pessoal do Google deve estar respirando mais aliviado, pois muita gente imaginava que a rede social lançaria um concorrente do buscador. Não chega a ser o caso. A nova ferramenta é, sim, relacionada a pesquisa de conteúdo. No entanto ela deve ficar restrita ao Facebook e aos seus usuários. Ainda não é desta vez que o Google terá um concorrente à altura.

O Graph Search permitirá que os mais de 1 bilhão de usuários realizem buscas dentro das 24 bilhões de fotos e mais de 1 trilhão de conexões utilizando perguntas simples. Claro, tudo respeitando-se a privacidade. As pesquisa ficarão limitadas ás configurações de privacidade de cada usuário e não estarão abertas à toda e qualquer pessoa com um perfil no Facebook. Dentro dos seus círculos os usuários poderão fazer perguntas e obter respostas. Esse é o foco.

Graph Search

Por exemplo, o sistema permitirá que se faça perguntas como "Qual dos meus amigos curtiu Star Wars?" ou "Quias amigos tem fotos em Paris e Nova Iorque?". Coisa desse tipo. Com base nas perguntas o sistema fará uma busca na plataforma social verificando e cruzando as informações compartilhadas, as curtidas, check-ins e tudo o mais relacionado ao conteúdo, e devolverá a respostas.

Por enquanto o novo recurso não estará disponível para todos os usuários do Facebook. Eles ainda está em fase beta e poderá ser testado por um grupo fechado de usuários nos Estados Unidos. A empresa não revelou a data em que pretende tornar a ferramenta disponível para todo o mundo. Mas, baseado em mudanças anteriores, é possível afirmar que a ferramenta vá sendo liberada aos poucos daqui para a frente.

Comentários