Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

INEP divulga os resultados do Encceja 2022

O Governo Federal, através do INEP, divulgou hoje (22) os resultados das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O exame serve para que pessoas que não puderam concluir seus estudos de forma regular tenham a oportunidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. A participação é gratuita.

Isso é importante para o mercado de trabalho, pois cada vez mais as empresas exigem formação mínima dos candidatos. Os dados das provas também são usados (nas palavras do próprio Inep) "para a implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro".

Este ano as provas foram realizadas por mais de 547 mil pessoas em todo o Brasil no mês de agosto. O exame foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mesmo órgão responsável pelo ENEM, em todos os estados da federação.

Para obter o certificado de conclusão o candidato precisa atingir a pontuação mínima de 100 pontos em cada área de conhecimento. Também é necessário que o resultado obtido na Redação seja igual maior que 5. Vale lembrar que faixa de notas fica entre 0 e 10.

As notas dos exames estão disponíveis na página do Participante no sistema do Encceja. Além de conferir o resultado, os candidatos podem também consultar os locais onde podem ser emitidos o Certificado de Conclusão bem como a declaração parcial de proficiência. Há duas formas de disso ser feito: uma é presencial e outra é eletronicamente, online. Segundo o Inep esta é a primeira vez que é possível consultar a lista de escolas por estado ou municípios que fazem isso.

Para acessar o Sistema Encceja e conferir os resultados clique aqui. O participante precisa ter em mãos a senha Gov.br. Outra dica importante: o sistema é compatível apenas com o Google Chrome e Mozilla Firefox.  Neste outro link é possível obter mais informações sobre Encceja como orientações, materiais de estudo, gabaritos das provas, etc;

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Comentários