Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Veja a passagem da Estação Internacional Espacial sem sair de casa

Estação Espacial Internacional (ISS)Há alguns dias compartilhei uma experiência bem interessante com a minha filha. Assistimos juntos a passagem da Estação Internacional Espacial (ISS) sobre nossa cidade. Era cerca de 10 e quinze da noite do dia 26 de Novembro, o céu estava limpo, e pudemos acompanhar a olho nu a trajetória dessa obra magnífica da humanidade. Ela surgiu vindo do sudoeste e desapareceu a nordeste. A passagem durou pouco mais de 3 minutos, tempo suficiente para a minha filha, do alto dos seus 8 anos de idade, ficar simplesmente fascinada com aquilo.

O legal foi poder acompanhar a ISS sem precisar de nenhum instrumento. Verdade que, para os desavisados, parecia tratar-se apenas de uma pequena estrela percorrendo o céu. Mas, para nós, que adoramos observar as estrelas e os planetas, foi um pequeno e saboroso espetáculo. Um detalhe interessante, para quem quiser acompanhar a passagem da Estação Espacial sobre sua cidade: há aplicativos disponíveis para iPhone, iPad e Android (procure por ISS Spotter no Google Play) que rastreiam a trajetória da ISS. No iPad, um aplicativo legal, por exemplo, é o Solar Walk.

Outra maneira de rastrear a Estação Espacial é através da NASA, a Agência Espacial Americana. O órgão tem um site onde é possível se cadastrar e receber um e-mail avisando sobre a passagem da estação espacial internacional na sua região. Trata-se do Spot The Station. Veja um exemplo do e-mail que recebi da última vez:
SpotTheStation! Time: Mon Nov 26 9:11 PM, Visible: 3 min, Max Height: 79 degrees, Appears: SW, Disappears: NE
Para receber o e-mail com as informações, o usuário precisa informar o país, o estado e a cidade. Em seguida será enviado um código para o endereço informado. Sem ele não é possível concluir o cadastro e acompanhar a ISS. Depois é só esperar a NASA enviar o e-mail com os detalhes sobre a passagem da Estação Espacial e torcer para que o céu esteja limpo. Dica: caso sua cidade não conste entre as 4.600 localidades monitoradas pela Nasa, escolha uma cidade próxima. No meu caso, que sou de Tramandaí, no litoral do RS, consegui ver a estação meso tendo selecionado Porto Alegre na lista.

Comentários