Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Porque o Google Chrome para iOS não presta

Talvez algumas pessoas, e o próprio Google, julguem o título deste post muito forte e, quem sabe, um pouco injusto. Mas a verdade é que tão logo o navegador Google Chrome para iOS foi anunciado tratamos de divulgar a informação aqui. Eu fiquei particularmente feliz com o lançamento do aplicativo, pois sou, ao lado dos demais 310 milhões, usuário do navegador. No entanto, foi só instalar o programa no meu iPad para os problemas começarem e a minha opinião mudar.

Como eu disse no início achei ótimo a ideia de poder usar o mesmo navegador tanto no computador como no iPad. A principal vantagem do Chrome em relação aos outros navegadores é o fato de poder usá-lo com diversos perfis em computadores diferentes e podendo manter tudo salvo e sincronizado. O que é especialmente útil, principalmente em relação às senhas salvas. No entanto, a versão do Google para iOS (iPhone e iPad) não permite adicionar usuários como na versão para desktop.

Google Chrome para iPhone e iPad


Isso pode não ser um problema para a maioria dos usuários. Mas, para mim, que compartilho dois computadores e o iPad com minha esposa, a instalação do Chrome no iPad acabou virando uma dor de cabeça. Tudo porque minha esposa foi quem baixou o aplicativo e testou-o antes de mim. E fez-se a confusão. Como o Chrome não permite usar dois usuários ao mesmo, ela se conectou e utilizou-o normalmente. Depois foi a minha vez. Fiz o login e esperei o programa sincronizar os dados, o que não ocorreu.

Depois de alguns erros e tentativas de logar com a minha conta do Google, acabei desistindo do Chrome. Então minha esposa voltou a se conectar normalmente no navegador e ainda o utiliza. Eu, por minha vez, voltei a usar o Dolphin HD, que é um ótimo browser para o tablet da Apple. E tudo parecia bem. Decidimos que, para não misturar os dados e as senhas, cada um ficaria com seu próprio navegador.

No dia seguinte, ao acessar a internet pelo Google Chrome no desktop, a surpresa: o programa fez uma confusão com os meus dados e os da minha esposa. Os favoritos dela se misturaram com os meus. E o que é pior: vários sites que costumo acessar quase todos os dias estavam com os logins e senhas delas salvos. Aí, sim, está um grande problema, pois há sites que conecto automaticamente (como o Facebook) sem precisar digitar a senha. Em alguns casos nem lembro mais qual é a senha. Resumindo: perdi um tempo enorme para resolver esses problemas e recuperar as senhas de vários sites que costumo utilizar regularmente.


Acredito que a culpa talvez nem tenha sido do Chrome, mas sim da minha conexão com a internet que, às vezes, é absurdamente lenta, e da conexão Wi-Fi que pode ter falhado. De qualquer modo, o fato é que não poderei usar o Chrome no iPad, pois não quero correr o risco de ver os meus dados bagunçados outra vez. Pelo menos até o Google atualizar o aplicativo e acrescente a opção de logar com mais de um usuário.

Comentários