Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Microblog Twitter faz aniversário hoje: 6 anos

A rede social (ou microblog, como preferem alguns) Twitter completa hoje, 21 de Março, seis anos de existência. E os responsáveis pelo site só tem motivos para comemorar. Atualmente trata-se de um dos sites mais populares no mundo com 500 milhões de usuários cadastrados. Não se sabe quantos desses são usuários realmente ativos e reais, mas trata-se de um número muito expressivo para uma ferramenta web. O fato é que site caiu no gosto das pessoas.

Expressões e palavras usadas na rede social foram incorporadas ao nosso cotidiano. Aliás, o próprio termo tuitar está na boca do povo e já parte do dicionário de várias línguas, inclusive o Português do Brasil. Fundada em 2006 por Jack Dorsey, tratava-se apenas de uma ferramenta de uso interno da empresa Odeo. Mas não demorou para ela ser aberta ao público (o que ocorreu em Julho daquele ano). O sucesso foi quase instantâneo. Tanto que o site teve dificuldades para se manter no ar nos primeiros anos quando aconteciam as famosas "baleiadas".

Twitter faz aniversário

Enfim, o Twitter é usado tanto por pessoas comuns como também por celebridades. Aliás, a rede social propiciou um contato mais íntimo, por assim dizer, entre artistas e seus fãs. Muitas vezes, famosos usam a rede para se comunicar, desabafar, criticar ou simplesmente fofocar. Apesar do uso muitas vezes fútil, o site acabou sendo fundamental em diversas atividades. O presidente americano Barack Obama se elegeu graças à uma forte estratégia de divulgação através do Twitter.

Falando em política, em países aonde não há democracia, a rede social, muitas vezes, era a única maneia de se comunicar e mandar notícias para o exterior, apesar de ditadores como o falecido Gadafi terem tentado de todas as formas bloquear o acesso à ele e outros sites durante a rebelião na Líbia. Por sua vez consumidores viram que o Twitter podia ser uma ótimo amplificador e o usaram para colocar a boca no trombone e reclamar por serviços mal prestados.

Comentários