Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nokia, Samsung e Apple lideram o mercado de celulares

O IDC publicou hoje dados sobre o mercado mundial de celulares. E os números não trazem surpresas. A Nokia, apesar de perder cada vez mais espaço, continua a líder do setor. A companhia finlandesa, porém, é seguida de perto pela coreana Samsung e pela toda-poderosa Apple, que consegue ocupar a terceira posição nesse ranking tendo apenas um modelo de celular, o iPhone (e suas variações, é claro).

Apesar da parceria com a Microsoft e com o lançamento de smartphone com o sistema Windows Phone 7, a Nokia não evoluiu no mercado, e viu a diferença para seus concorrentes diminuírem. A fabricante de celulares como o Nokia 500, C2-06, C3 e X1-01 e dos smartphones N8 e N9, entre outros, vendeu 113,5 milhões de unidades em 2011. Isso representa pouco mais de 26% do mercado.

iPhone 4

A Samsung segue crescendo e ocupando uma parcela cada vez maior do mercado. A companhia agora responde por quase 23% do mercado mundial de celulares. Em 2011 a empresa vendeu cerca de 98 milhões de unidades. É a primeira vez que o número é atingido. Os resultados são puxados especialmente pelo ótimo desempenho dos aparelhos Android da linha Galaxy como o Galaxy S, Galaxy S II e outros modelos. A expectativa da empresa é de superar a Nokia ainda em 2012.

Já a Apple detém pouco menos de 9% do mercado. A fabricante americana teve bons resultados principalmente no último trimestre por conta do lançamento do iPhone 4S. O aparelho é vendido em mais de 90 países e ajudou a empresa a alcançar a marca de 37 milhões de unidades vendidas no ano. A companhia assumiu a 3ª posição e deixou para trás concorrentes como LG, ZTE, HTC, Sony Ericssom e Huawei, entre outras.

Comentários