Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Google vasculha Android Market em busca de apps maliciosas

O grande número de aplicativos maliciosos encontrados no Android Market (Google Play) tem preocupado os usuários. A plataforma é considerada uma das mais inseguras do mundo móvel. Diante do problema o Google resolveu tomar uma atitude, e desenvolveu um software que vasculha a sua loja de aplicativos em busca de programas potencialmente nocivos. Ele é chamado de Bouncer (o nome é uma alusão a seguranças de boates encarregados de expulsar pessoas que causam problemas). 
O Bouncer também analisa as contas do programadores na tentativa de evitar que desenvolvedores que tenham sido banidos da loja voltem a distribuir aplicativos nocivos. Dependendo do caso um aplicativo potencialmente perigoso poderá ser analisado por um humano. Segundo o Google, depois da implementação do software de segurança o número de downloads considerados potencialmente nocivos teria caído cerca de 40%.


A mudança na atitude do Google está sendo vista com bons olhos pelas empresas de segurança. Um relatório publicado no ano passado revelou que mais de 1 milhão de dólares foram roubados de usuários do Android por aplicativos nocivos. Até então a empresa apostava numa atitude liberal, sem interferir na sua loja de aplicativos. Isso é bem o contrário da Apple, por exemplo, que avalia um por um os aplicativos antes de os publicarem na App Store. Por conta disso é praticamente impossível encontrar aplicativos nocivos por lá. 

Comentários