Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nuvem de Livros é opção inédita para dotar rede de ensino de Biblioteca digital

A lei nº 12.244, sancionada em 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obriga todas as escolas públicas e privadas do país a possuírem uma biblioteca, até 2020. Nesse sentido, as bibliotecas virtuais aparecem como uma importante opção, especialmente pelo menor custo dos ambientes, que pode ter seu acervo e alcance expandidos com facilidade para diversos locais.

Ao seguir essa tendência, a empresa pernambucana Mix Tecnologia inicia o ano disponibilizando ao mercado a uma completa biblioteca virtual, com dados armazenados em cloud computing, a Nuvem de Livros (www.nuvemdelivros.com.br), desenvolvido pela empresa parceira Gol Editora. “O uso da internet no processo de formação educacional tem se tornado uma constante. Em termos econômicos, a Nuvem de Livros torna-se viável desde capitais até cidades do interior, onde há uma difícil logística no processo de distribuição dos livros”, avalia Murilo Marinho, diretor da Mix.

Desse modo, um detalhe que chama atenção e, até mesmo, facilita a viabilidade do cumprimento da lei, a partir da Nuvem de Livros, por exemplo, reside no aspecto econômico da iniciativa. A assinatura individual custa R$ 4 ao mês. Sendo assim, o custo, para um ano, fica em torno de R$ 48 por aluno.

Ao acessar a biblioteca, o estudante terá a sua disposição milhares de livros, das mais diversas categorias, entre didáticos e paradidáticos, além de conteúdo interativo, para consulta online. Na Nuvem de Livros, o leitor ainda desfruta de uma experiência sensorial que lhe é familiar, com as páginas virando de forma visualmente concreta e, inclusive, com o som do folhear de páginas da publicação.

Outra importante novidade reside no fim do esgotamento das edições. “As obras podem ser acessadas de forma compartilhada por milhares de leitores e possuem seu conteúdo atualizado 24 horas por dia”, conta Murilo Marinho. Segundo ele, para as editoras, a iniciativa garantirá o fim do desperdício nas publicações didáticas que precisam atualizar seus conteúdos regularmente.

Murilo ilustra essa situação tendo como exemplo um livro de geografia, que, anualmente, precisa atualizar informações como número de municípios do país, população e informações gerais de fatos importantes em âmbito internacional. “Essa necessidade de atualização frequente faz com que muitas editoras percam acervos inteiros, que já estavam impressos e não foram vendidos”, diz Murilo.

“O sistema operacionalizado em cloud computing, que em português significa computação em nuvem, proporciona benefícios como redução de custos de armazenamento, feito em servidores compartilhados na Nuvem; segurança e velocidade de acesso; respeito aos direitos digitais das obras e ainda facilidade de acesso ao acervo que pode ser feito de qualquer dispositivo com acesso à Internet”, esclarece o diretor da Mix Tecnologia, Murilo Marinho.

O ensino utilizando a Internet como instrumento é reforçado a partir de ações como o acesso Wi-FI nas escolas públicas, o projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação. E mais: os tablets também devem se popularizar este ano, quando só em Pernambuco 148 mil computadores, em forma de prancheta serão distribuídos para alunos do ensino médio.

Parceria tecnológica

A Mix Tecnologia é a responsável pela operação da Nuvem nas Regiões Nordeste e Norte, que inclui desde a prospecção e fechamento de novos negócios, tanto no mercado privado quanto no público. Além disso, a empresa também é responsável pelo contato com editoras regionais para a inclusão do seu conteúdo no sistema e fará, constantemente, o desenvolvimento de melhorias e novas funcionalidades de forma integrada com a Gol Editora que detêm os direitos sobre a Nuvem de Livros.

Comentários