Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como desbloquear celular Nokia da TIM

Como desbloquear celular Nokia da TIMNesse último fim de semana um amigo meu pediu para desbloquear o seu aparelho da TIM. A princípio achei que a tarefa seria fácil, já que estou acostumado a fazer isso com certa frequência. No entanto, a operadora não disponibiliza uma opção de desbloqueio pela internet. O jeito, então é procurar uma solução alternativa.

Como quase todo mundo deve saber os clientes das operadoras Vivo, Claro e Oi podem fazer o desbloqueio facilmente pela internet ou por telefone. No caso da Claro, é preciso apenas ligar para o número 1052 de um celular diferente daquele que se deseja desbloquear e selecionar a opção desbloqueio de aparelhos.  Depois é só seguir as instruções.

Usuários da Oi podem acessar o site da operadora e procurar pelo link "Desbloqueio de Aparelho". Basta informar o IMEI. Por sua vez, clientes da Vivo podem acessar o site da operadora e também clicar na opção "Desbloqueio de Aparelho". Basta informar o IMEI e selecionar o modelo do seu celular ou smartphone.

Já para os clientes da TIM, as coisas são um pouco mais complicadas, pois a operadora exige nota fiscal para fazer o desbloqueio (gratuito) na loja. No caso específico do meu amigo, ele não tem mais a nota fiscal, logo fica complicado. No entanto, há meios alternativos. Um deles é através do software WorldUnlock Code. Ele serve para gerar o código de desbloqueio para celulares Nokia LG, Motorola e Samsung, entre outros. Basta baixar o programa e rodá-lo no seu computador. Em seguida selecione o modelo do celular, o país, a operadora, digite o IMEI e clique em "calculate" para obter o código. Observe o seguinte:

02 = TIM
03 = TIM NEW 1
04 = TIM NEW 2

O número 02 corresponde ao nordeste, centro-oeste e sudeste (exceto SP). O número 03 à São Paulo. O número 04 ao sul (PR, SC, RS e MS).

Dica: o IMEI pode ser obtido olhando-se atrás da bateria do aparelho ou digitando-se o código *#06# no próprio celular. Já as instruções para inserir o código de desbloqueio no celular ou smartphone Nokia (e para quase todos os celulares) podem ser obtidas neste post.

Infelizmente esse método não é compatível com aparelhos mais novos que usam o padrão BB5 como o E71, E72, N95, N97, N8 entre outros.