Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Ranking com os celulares mais e menos ecológicos do mundo

O site GoodGuide avaliou 576 modelos de celulares das principais fabricantes do mundo como Nokia, Sony Ericcson, Samsung, LG, RIM, entre outras. O objetivo era descobrir quais aparelhos eram os mais ecológicos, isto é, aqueles que contribuem menos para a poluição, utilizam matérias-primas menos tóxicas, gastam energia de forma mais eficiente, usam processos de fabricação "verdes" (que reduzem o impacto ambiental), tem melhores políticas de reciclagem e até se os funcionários de suas fábricas são tratados de forma justa.

O resultado desse trabalho é um ranking com os melhores celulares quando o assunto é meio-ambiente. Mas o site também divulgou os aparelhos celulares com os piores resultados, ou seja, aqueles que mais agridem o meio-ambiente.

Celulares Nokia
Celulares Nokia C6, C3 e E5 estão entre os mais ecológicos

No primeiro caso a Nokia sagrou-se campeã absoluta. Não só o Nokia C6 é o celular mais ecológico do planeta como a empresa finlandesa emplacou diversos aparelhos entre os primeiros lugares. O Top 5 inclui os celulares Nokia 6700 Slide, o Nokia E5 e o Nokia X3. Para se ter uma ideia, os 26 melhores celulares nesse ranking são da Nokia, que ainda tem o N8 e o C3 entre os 10 primeiros.

Logo depois dos celulares Nokia, o aparelho com melhor desempenho é o Samsung Blue Earth. Em seguida temos o Motorola Cytrus, o Motorola Ecomoto W233 e o Palm Pixi.

Por outro lado, os celulares e smartphones com pior desempenho nesse ranking são fabricados pela empresa canadense RIM. O lanterna, ou seja, o celular menos ecológico do planeta é o Blackberry Bold 9650. Aliás, os 17 piores resultados são de aparelhos Blackberry.

Enfim, resta-nos dar parabéns à Nokia pelo resultado e um dar um puxão de orelha na RIM, que precisa rever seus processos de fabricação, sua eficiência energética e sua política de reciclagem, entre outras medidas.

Para consultar o ranking completo acesse o site GoodGuide.