Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Titanium e Aptana - Desenvolva aplicativos para Android, iPhone, iPad e Blackberry

O desenvolvimento de aplicativos para celulares, smartphones e tablets ainda é um mistério para muita gente, apesar do rápido desenvolvimento dessas plataformas. Felizmente, algumas empresas oferecem soluções que prometem simplificar o processo de criar um aplicativo para Android, iPhone ou iPad, por exemplo. É o caso da suíte Titanium, da appcelerator.

O Titanium é uma ferramenta gratuita e open-source, que pode ser usada para a criação de apps nativas para diversas plataformas, através do uso de um SDK próprio, que pode ser usado para traduzir os aplicativos ara diferentes linguagens, como a Objetive-C, do iPad e iPhone. Contando também uma versão paga, profissional, o Titanium também permite o desenvolvimento de aplicativos para smartphones Blackberry.

Para usar a ferramenta é preciso criar uma conta no site appcelerator e baixar o programa, que possui versões para Windows, Linux e Mac. No caso do Android também é necessário baixar o SDK da plataforma. O mesmo vale para aqueles que desejam criar aplicativos para iPhone e iPad. Nesse caso, porém, há uma limitação, já que só é possível desenvolver aplicativos para os dispositivos da Apple usando um computador Mac.

Já para quem deseja desenvolver webapps para iPhone e iPad, sem a necessidade de usar um Mac, a alternativa é a suíte Aptana. Falando nisso, a empresa acabou de ser adquirida pela appcelerator, o que vai ajudar ainda mais a aumentar o poder dessas duras ótimas ferramentas.


Comentários