Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Aplicativo Android calcula o ano da aposentadoria

Aplicativo Android calcula o ano da aposentadoriaCom as mudanças realizadas pelo governo federal nas regras da aposentadoria, muitos trabalhadores ficaram em dúvida em relação ao tempo trabalhado e a idade em que poderão se aposentar. Eu, por exemplo, ouvi falar que seria preciso trabalhar até os 85 anos para poder solicitar o benefício. Felizmente as coisas não são bem assim, apesar das regras serem um pouco difíceis de se entender. Para ajudar os trabalhadores desenvolvi um calculadora para Android que efetua o cálculo de forma automática e diz em que ano usuário poderá parar de trabalhar.

Trata-se de um aplicativo muito simples, que roda em praticamente qualquer celular ou tablet Android. O app está disponível gratuitamente na loja de aplicativos do Android, a Play Store. Seu uso é muito simples. Depois de baixar o programa no seu dispositivo, só é preciso digitar quantos anos o trabalhador tem 2015 e a quantidade de anos já trabalhados, ou seja, o tempo de contribuição. Em seguida, tocando no botão "Calcular", o app realiza o processamento em menos de um segundo e informa a partir de que ano o trabalhador poderá se aposentar.

Como o resultado varia dependendo do gênero (mulheres podem se aposentar mais cedo e trabalhar menos para se aposentar), o trabalhador pode tocar no botão "Homem" ou "Mulher" para ver o resultado  de acordo com o gênero.

Para chegar ao resultado o app faz uma série de cálculos, utilizando o sistema de pontos estabelecido, o chamado fator previdenciário, o tempo de contribuição, a idade, e o gênero. É preciso lembrar, porém, que a calculadora faz apenas uma simulação. Outros fatores podem influenciar no cálculo da aposentadoria do trabalhador. Para obter informações precisas é preciso consultar a Previdência Social.

O app estará disponível na Play Store a partir de 24 de Junho.

Comentários