Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Site Fonedados divulga informações pessoais sem autorização

FonedadosUm site brasileiro está dando o que falar na internet. Chamado de Fonedados, ele oferece um serviço capaz de permitir obter informações de qualquer pessoa. É possível obter números de telefones, endereços e CPF, por exemplo. Especialistas destacam que o acesso a esse tipo de informação pode facilitar a ação de criminosos virtuais. Por conta disso autoridades como o Ministério Público Federal decidiram investigar o site.

A motivação para isso veio de reclamações recebidas de Reclame Aqui. A maioria das queixas registradas são direcionadas ao Google e à Anatel e não diretamente ao Fonedados. No entanto nenhuma reclamação referente ao site foi atendida por essas empresas. Cidadãos incomodados com o fato de seus dados estarem disponíveis online para qualquer pessoa com acesso à internet. Além do MPF há várias reclamações de cidadãos em órgãos como a Procuradoria Geral da República. Outros recorreram a serviços também online como o site

Apesar do grande número de pessoas insatisfeitas com essa exposição indevida de seus dados no Fonedados, especialistas em segurança digital alertam que será difícil para as autoridades brasileiras descobrirem quem são os responsáveis pelo site. Isso porque o mesmo foi registrado através de um serviço que oculta a identidade dos responsáveis. A investigação tende a ser demorada e cara para o governo.

A recomendação para quem se sentir lesado pelo site Fonedados, de acordo com advogados, é procurar a justiça. Vale lembrar que nenhuma empresa tem o direito de divulgar esse tipo de informação, pois todos os cidadãos, segundo a Constituição Federal, tem direito à privacidade e não podem ter dados pessoais divulgados de forma pública. Por outro lado, encontrar os responsáveis deve ser um grande desafio.

Comentários