Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Avenida Brasil: último capítulo da novela agita redes sociais

Daqui a algumas horas vai ao ar o último capítulo de Avenida Brasil. Fazia tempo que uma novela das nove não fazia tanto sucesso. Apesar dos erros e equívocos a trama de João Emanuel Carneiro caiu na boca do povo e tem tudo para encerrar com chave de ouro. Eu só torço para que o folhetim televisivo não siga os passos de seu antecessor, "Fina Estampa", em que a vilã Maria Cristina saiu ilesa. Seja como for, o certo é que o Brasil vai parar para ver o final da história e descobrir quem matou o Max (Marcelo Novaes). O interesse é tão grande que o assunto monopoliza e agita as redes sociais como Twitter e Facebook.

Enquanto escrevo este texto, o Twitter é dominado pela novela Avenida Brasil. Três do dez assuntos mais comentados no microblog fazem referência à novela. Entre eles está o nome da atração global “Avenida Brasil”. Outro tópico bastante comentado é o que contém a hastag  #MelhoresMomentosAvenidaBrasil, onde os usuários discutem os melhores momento do folhetim televisivo. O terceiro nome que aparece em destaque nos trending topics do site faz referência à Santiago (Juca de Oliveira), o pai da vilã Carminha (Adriana Steves), e que nos últimos capítulos acabou se revelando como o grande vilão da trama.

Avenida Brasil

O sucesso da novela, por sinal, não vem de agora. Com números de audiência bastante expressivos, "Avenida Brasil" tem movimentado a internet há meses dando origem à diversos memes. Um dos primeiros foi o "É Tudo culpa da Rita". O mais recente foi protagonizado pela empregada da mansão de Tufão (Murilo Benício), que eternizou a expressão "Quero ver tu me chamar de amendoim". Isso sem falar no efeito de congelamento que muita gente colocou nas fotos de seus perfis no Twitter e no Facebook.

Carminha congelada

No mundo da tecnologia um dos que mais fizeram sucesso foi uma campanha pelos internautas para dar um pen-drive de presente para a Nina (Débora Falabella). A grande maioria das pessoas não entendeu como a mocinha da história conseguiu perder as fotos que incriminavam a vilã Carminha com todos os recursos tecnológicos existentes hoje em dia. Afinal, ela poderia ter salvo as imagens não só num pen drive como num serviço de hospedagem de imagens, num site de compartilhamento na nuvem como o Dropbox, num anexo de email. Enfim, as opções são muitas.

Nina Congelada

Independente disso tudo é que o Brasil vai parar. Como numa final de Copa do Mundo, hoje, às 21 horas o país todo vai ficar grudado na tela da TV. Aliás, serão tantas as televisões ligadas que o Operador Nacional do Sistema Elétrico alertou para a possibilidade de ocorrer um "apagão". O risco existe. Para se ter uma ideia do interesse em torno da novela, tem até morador de rua comprando TV para acompanhar o capítulo final de Avenida Brasil, conforme publicou o jornal Zero Hora de Porto Alegre.

Comentários