Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

E não é que o Windows Defender do Windows 8.1 funciona?

Windows Defender do Windows 8.1O Windows é um sistema operacional sujeito à pragas e vírus de todo o tipo. Isso todo mundo sabe. E é por essas e outras que prefiro sistemas como o Linux. Posso até estar muito enganado, mas me sinto muito mais seguro ao usá-lo. A verdade é que não dá para usar um computador com Windows XP, 7, 8 ou 8.1 se um um bom antivírus instalado. No entanto, como já estou acostumado com o Ubuntu, desde que instalei o Windows 8 e atualizei para o Windows 8.1, simplesmente esqueci desse pequeno detalhe. Há dias estou navegando na internet desprotegido.


Eu até tinha o Avast instalado no Windows 8, mas acabei desinstalando porque a versão que usava, aparentemente, estava causando travadas no sistema (mais precisamente fazendo a Tela Inicial congelar numa tela preta). No entanto, para a minha surpresa, descobri que o Windows Defender, o software de proteção do sistema operacional lá de Redmond não é tão inútil quanto eu imaginava. Sem que eu nem percebesse o aplicativo detectou um vírus no computador.

A praga, de nível médio, estava infectando um arquivo armazenado num HD que utilizo para guardar backups de arquivos e programas. O interessante é que o tal arquivo já está salvo nesse disco rígido há um bom tempo. Há quase um ano, pelo menos. É interessante notar que, nesse meio tempo, eu o conectei em vários computadores com Windows XP, Windows 7 e Windows 8 com o vários antivírus instalados e nenhum deles foi capaz de detectá-lo.

O cara em questão é descrito como "HackTool:Win32/KeyGen", e trata-se de um spyware normalmente encontrado em programas usados para gerar números seriais válidos para programas como o Office, Photoshop e outros. Ele oferece risco médio de segurança, pois possui ferramentas potencialmente perigosas para o usuários, sendo capaz de roubar dados e expondo o computador à ação de espiões. É o preço que usuários do Windows pagam por usar software comerciais pelas quais não podem pagar as caras licenças em vez de adotar o software livre e de código aberto como Linux, Libre Office e outros.

P.S.: Não se enganem, não vou ficar mais amiguinho do Windows por causa disso.

Comentários