Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nokia Asha 501 chega ao Brasil no terceiro trimestre


Nokia Asha 501
A Nokia lançou ontem na Índia mais um bom modelo de celular de baixo custo. O novo aparelho é o Nokia Asha 501, que foi projetado para ser vendido em mercados emergentes como o Brasil. Ele apresenta recursos muitas vezes só encontrados em smartphones sem, no entanto, ser um smartphone. Aliás o celular se destina a um público que não pode ou não quer comprar e pagar caro por telefone inteligente. A novidade do Asha 501 é o novo sistema operacional baseado na tecnologia comprada pela fabricante finlandesa chamada de Smarterphone.

O novo integrante da família Asha contará, pelo menos na Índia, com acesso gratuito ao Facebook. Programado para ser lançado em 90 países ele deve chegar ao Brasil no terceiro trimestre. Por enquanto não há informações sobre o preço, mas lá fora o celular da Nokia tem preço sugerido de 99 dólares ou pouco mais de 200 reais, o que é um bom preço. O modelo vendido no Brasil terá ainda suporte a dois chips (dual-chip) e estará disponível nas cores preto e branco.

O Nokia Asha 501 tem bons recursos para um modelo de baixo custo. Ele conta com tela de 3 polegadas com resolução de 320x240, traz câmera de 3.2 MP e vem de fábrica com cartão de memória de 4 GB. Um dos destaques do aparelho é a presença do Wi-Fi, algo raro em celulares mais baratos. Essa notícia só não é tão boa porque a falta de conectividade 3G pode ser considerada um mancada por parte da Nokia. A falta de GPS e outros recursos, por outro lado, é de se entender por se tratar de um celular barato.

Aliás, a falta da conectividade 3G, o que permitiria uma navegação mais rápida na internet promete ser compensada com a inclusão no Asha 501 do navegador Nokia Xpress. A promessa é de tornar a navegação mais veloz com a compactação das páginas da internet. Com isso há diminuição de 90% no consumo de dados, o que pode ajudar o usuário a economizar a sua franquia de internet móvel. Ainda mais se a intenção for a de baixar os 40 jogos grátis da EA que vem pré-instalados no aparelho.

Quanto ao novo sistema operacional, ele promete ser uma evolução do S40 e trazer uma nova interface, com mais recursos. A plataforma Asha conta com sua própria tela inicial com os aplicativos e ainda traz a chamada "Fastlane", um lugar aonde o usuário tem acesso, por exemplo, aos últimos contatos acessados, mensagens de redes sociais e aplicativos abertos recentemente, entre outras informações.

Comentários