Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Novo vírus altera boleto e pode desviar valores pagos para conta de criminosos

Boleto falso bradescoQuem costuma fazer o pagamento de contas pela internet deve ter cuidado redobrado, pois está circulando na internet um novo tipo de vírus. A praga virtual é muito perigosa, pois é capaz de alterar a linha digitável de um boleto bancário e desviar o valor pago para as contas de criminosos. E tudo sem que o usuário se dê conta da fraude. O alerta para que os usuários se protejam é do site Linha Defensiva, especializado em segurança online.

O novo vírus funciona mais ou menos assim. Digamos que o usuário faça uma compra pela internet numa loja virtual qualquer. Até aí tudo bem, pois o malware, aparentemente, não tem a intenção de roubar dados ou outras informações do consumidor. O problema começa quando se escolhe pagar a compra por meio de boleto bancário, uma forma bastante utilizada no e-commerce brasileiro. Ao gerar o documento o vírus consegue interceptar os dados e alterar os números da linha digitável e do código de barras.

O golpe é bastante sutil e a maioria das pessoas dificilmente perceberá a diferença entre o boleto original e aquele modificado pelo software malicioso. E aí é que está o grande perigo. Pois quando o usuário fizer o pagamento da compra usando os dados do boleto o valor pago não vai para a conta da loja, mas sim vai direto para o bolso dos criminosos que criaram o vírus. Ou seja, é um modo muito inteligente de se assaltar uma pessoa online.

A boa notícia é que a maioria dos antivírus do mercado é capaz de detectar e eliminar a ameaça virtual. Além disso, tomando alguns cuidados é possível se prevenir e não cair no golpe. Antes de fazer o pagamento verifique se na linha digitável os números do banco estão corretos. Por exemplo, o código do Itaú é 341, o do Bradesco é 237, do Santander é 033, da Caixa é 041, e por aí vai. Se notar que o boleto tem o logo de um banco e os números fazem referência à outro esteja certo de que sua máquina está infectada.

Além disso é preciso estar atento a um detalhe: o vírus é capaz de roubar seu dinheiro mesmo que você esteja offline. Não adianta imprimir o boleto para pagá-lo numa agência lotérico ou banco para fugir da internet. Como o vírus altera o código de barras do boleto adicionando espaços em branco, o leitor de código de barras não conseguirá ler o código impresso, obrigando você ou atendente a digitar os números do boleto. E o estrago estará feito. É prejuízo na certa. Então, cuidado.

Comentários