Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Ubuntu para smartphones é anunciado pela Canonical

Ubuntu para smartphonesOs fãs do Linux, entre os quais eu me incluo, tem muitos motivos para comemorar: a Canonical anunciou o lançamento do Ubuntu para smartphones. O sistema operacional móvel será baseado no Android. No entanto ele será mais rápido, afirma a empresa. Por enquanto o SO está sendo testado num Galaxy Nexus e a chegada ao mercado dos primeiros aparelhos rodando o sistema está programado para acontecer apenas em 2014.

Essa versão móvel do Ubuntu é bem mais completa que aquele Ubuntu para Android anunciado no ano passado. Além disso, o sistema tem uma diferença crucial em relação ao Android: ele não utiliza a máquina virtual Java. Com isso a promessa é de que o sistema operacional consiga tirar proveito 100% do hardware do smartphone, resultando em maior velocidade em relação ao Android. O Ubuntu para smartphones também rodará aplicativos, claro. Eles podem ser desenvolvidos tanto nativamente como também utilizando a linguagem HTML5.

Falando em hardware, os requisitos para o sistema rodar sem problemas incluem um processador de no mínimo 1 Ghz de velocidade, além de 512 MB de RAM e 4 Gb de memória interna. Quem possuir um smartphone mais poderoso terá a possibilidade de conectá-lo a um dock e incluir mouse, teclado e monitor e rodar a versão completa do Ubuntu. Nesse caso a configuração mínima é processador quad-core ARM ou Intel Atom, 1 GB de RAM, e pelo menos 32 GB de armazenamento interno.

Confira abaixo um vídeo de apresentação do sistema narrado pelo fundador da Canonical: