Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Samsung revela o processador Exynos 5 Octa na CES 2013

Processador Exynos 5A gigante sul-coreana Samsung anunciou hoje durante a CES 2013 em Las Vegas o processador Exynos 5 Octa. O novo chip chega para rivalizar com empresa como Qualcomm (Snapdragon) e Nvidia (Tegra 4) no mercado de dispositivos móveis como smartphones e tablets. A grande novidade do processador da Samsung é que ele conta com 8 núcleos. Embora nada seja oficial é bem possível que o novo Exynos 5 Octa seja o o cérebro do Galaxy S4, que deve ser lançado em breve, e quem sabe até da nova geração do iPhone.

Apesar dos oito núcleos a promessa da Samsung é que o processador ofereça o dobro do desempenho da sua geração anterior ao mesmo tempo em que tenha consumo de energia reduzido. Essa, claro, é uma questão a ser analisada, pois todo mundo sabe que a bateria é o grande calcanhar de Aquiles do Android. Que qualquer forma, o Exynos 5 Octa é realmente poderoso. Aliás, a Samsung declarou que ele é o processador para dispositivos móveis mais rápido do mercado. Só não sabemos se Nvidia concorda com isso, é claro.

Exynos 5 Octa, de arquitetura ARM, traz a tecnologia big.LITTLE. Para oferecer todo o desempenho prometido, o chip é composto de quatro núcleos Cortex-A15 e outros quatro núcleos Cortex-A7. É interessante notar que os 8 núcleos não trabalham todos ao mesmo tempo. Isso acontece porque o primeiro grupo tem maior desempenho e o segundo foi concebido para trabalhar quando não houver muitas tarefas pesadas em andamento no dispositivo. Esse jogo é que promete resultar  em maior eficiência no gerenciamento da energia e poupar bateria.

Comentários