Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Morre Aaron Swartz, criador do Reddit e do RSS

Aaron SwartzA web está de luto. No último sábado, 11 de Janeiro, morreu um dos nomes mais importantes da internet mundial, Aaron Swartz. Ativista da de rede mundial de computadores, ele vivia em Nova Iorque nos Estados Unidos, e foi encontrado morto em seu apartamento. Aaron tinha apenas 26 anos e as informações são de que ele sofria de depressão. Programador talentoso e idealizador de uma internet livre, Swartz é o criador, entre outras coisas, do RSS, a tecnologia que permite que usuários recebam atualizações de blogs e sites através de agregadores como o Google Reader.

Para quem acha pouco, é bom lembrar que Aaron Swartz tinha apenas 14 anos quando criou o RSS. Não menos importante ainda é outra de suas criações, o site de compartilhamento e agregador de notícias Reddit, considerado um dos mais importantes do gênero na internet ao lado do StumbleUpon e Digg, entre outros. Outra de suas criações incluem o site Demand Progress, cujo o objetivo era permitir mudanças progressivas nas políticas, e o BoingBoing. Ele também foi idealizador do Creative Commons.

Enfim, Aaron tinha o perfil de um jovem genial e precoce que acabou sucumbindo a uma doença terrível como a depressão (em 2007 ele disse se sentir incapaz de compartilhar a alegria dos demais). Muitas vezes polêmico, em 2011 ele foi acusado de invadir os servidores de uma das universidades mais importantes do mundo, o MIT, para "roubar" cerca de 5 milhões de artigos acadêmicos. Esse fato pode estar por trás do suicídio, pois amigos e familiares do hacker afirmaram que ele estava sofrendo pressão da Justiça.

Se condenado, poderia ter de pagar multa de mais de 1 milhão de dólares e pegar 35 anos de prisão. Ele também estava sendo investigado pelo FBI por ter disponibilizado na web documentos da Corte Federal Americana. Um de seus amigos, Larry Lessing, escreveu na internet que ele não fazia nada por dinheiro. Ele também definiu Aaron como um jovem brilhante, genial e engraçado.

Comentários