Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Incêndio em boate de Santa Maria repercute nas Redes Sociais

Hoje o Brasil acordou com a notícia de uma tragédia ocorrida na madrugada de Domingo. Por volta das 2 e meia da manhã um incêndio na boate Kiss na cidade de Santa Maria no RS provocou a morte de 232 pessoas. Trata-se da maior tragédia já ocorrida no estado e rapidamente a comoção tomou conta dos usuários das redes sociais. Para muitas pessoas o Twitter e o Facebook foram usados para se encontrar informações e também para compartilhar o sentimento de pesar.


No Twitter a hashtag #TODOSDesejamForcasaSantaMaria atingiu o primeiro lugar dos top trendings dos assuntos mais comentados do microblog. A notícia da tragédia se espalhou pelas redes e se tornou destaque nos maiores portais do Brasil e do mundo. Além de compartilhar o sentimento de luto, muitas pessoas também usaram o Twitter e o Facebook para pedir que enfermeiros, médicos e psicólogos se apresentem como voluntários para ajudar no socorro das vítimas e no amparo dos familiares. Usuários também pedem que as pessoas compareçam ao banco de sangue de Santa Maria para doarem sangue já que o número de feridos é ainda maior do que se informou no início: 131 pessoas.

Boate Kiss

Celebridades usaram o Twitter para expressar sua opinião e se solidarizar com as famílias. O apresentador Serginho Groissman disse: "Acabo de saber da tragédia em Santa Maria. Sentimento profundo de todos, o meu sentimento para os pais e amigos". "Que tragédia, que sentimento triste", disse o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. A autora da novela Salve Jorge, Glória Perez criticou a postura dos seguranças da boate: "Absurdo, seguranças da boate impedindo as pessoas de sair sem pagar a comanda". O apresentador Tiago Leiffert comentou sobre o trabalho realizado pelos colegas da Rede Globo pela cobertura da tragédia durante o programa Esporte Espetacular, que cancelou as notícias de esportes.

Diante do tamanho da tragédia a presidente Dilma cancelou sua viagem ao Chile e já chegou ao Rio Grande do Sul. Durante um pronunciamento a chefe de estado, que tem família no RS, se emocionou. Logo após ela voltou para o Brasil e já chegou à Santa Maria e seguiu direto para o Hospital de Caridade para prestar solidariedade aos sobreviventes e às famílias das vítimas do incêndio. Diante do ocorrido, considerada uma das maiores tragédias do Brasil, a Federação Gaúcha de Futebol cancelou a rodada do Campeonato Gaúcho deste Domingo. As direções dos dois maiores clubes de futebol do RS, Grêmio e Inter, decretaram luto por três dias. A prefeitura de Santa Maria também decretou luto oficial na cidade.

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar publicou um poema no Facebook que sintetiza muito bem o sentimento que toma conta do povo gaúcho num momento tão difícil:

"A MAIOR TRAGÉDIA DE NOSSAS VIDAS

Fabrício Carpinejar

Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça.

A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.

Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa.

A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013.

As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada.

Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.

Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio.

Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda.

Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.

Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.

Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.

Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo?

O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista.

A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados.

Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro.

Mais de duzentos e cinquenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.

Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.

As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso.

Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.

As palavras perderam o sentido."

Comentários