Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Celulares da China estão com os dias contados no Brasil

Celular xing lingEis uma má notícia para quem vende e comprar celulares da China no Brasil: em breve eles deixarão de funcionar no país. Conhecidos como "xing ling" esses aparelhos seduzem os usuários pelo preço (há modelos que custam em 69 reais) e pelos recursos como suporte a dois chips e TV. Não há informações sobre quantos celulares desse tipo estão em operação no país, mas são muitos. E a Anatel e as maiores operadoras do mercado brasileiro de telefonia querem acabar com eles.

A partir do primeiro trimestre de 2013 a Telefônica/Vivo, TIM, Claro e Oi colocarão em operação um sistema que identificará os celulares piratas e os bloquearão. As empresas investirão 10 milhões de reais na tecnologia e será capaz de reconhecer os celulares e smartphones (como o HiPhone) que não possuem homologação da Anatel. Por tratarem-se de produtos importados (para não dizer, contrabandeados), os celulares "xing ling" não passam pelo crivo da Agência Nacional de Telecomunicações, ou seja, não são homologados. Em outras palavras: não como há saber se os fabricantes desses aparelhos cumpram os requisitos técnicos exigidos pela agência reguladora para serem usados no Brasil.

E aí que está o problema. Segundo o Sinditelebrasil (sindicato que representa os interesses das operadoras), os celulares da China tem baixa qualidade. E, por isso, são responsáveis por um grande número de quedas de ligações. Com o bloqueio dos piratas (que não poderão mais fazer e receber ligações) as empresas esperam que o número de reclamações contra as operadoras diminua, pois esses aparelhos são apontados como responsáveis por causar diversos problemas na rede das operadoras.

Para fazer o bloqueio dos celulares "xing ling" as operadoras usarão o IMEI. O número é uma sequência única de 15 dígitos que identifica cada celular na rede. É a identidade do aparelho. Como não existem dois IMEI iguais, basta comparar o número com um banco de dados e saber se ele pertence a um celular homologado ou não. E é exatamente isso que será feito. Caso o celular ou smartphone não esteja autorizado a funcionar no país, ele será bloqueado.

A boa notícia para quem possui um celular da China é que o sistema só vai funcionar para novos celulares vendidos a partir do ano que vem, quando o sistema entrar em operação. Quem já possui um desses aparelhos ainda continuará podendo usá-lo, pois o banco de dados com os números de IMEI só vai conseguir identificar as linhas habilitados depois que o sistema começar a funcionar.