Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Operadoras Oi, Tim e Claro são liberadas para vender novas linhas

A partir de hoje, 3 de Agosto, as operadoras Oi, Tim e Claro estão liberadas pela Anatel para vender novas linas de celular e também planos de dados (internet 3G). As empresas estevam impedidas de comercializar chips de celular desde o dia 23 de Julho por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações de vido ao número elevado de reclamações dos consumidores. Para retomar as vendas as operadoras tiveram que apresentar seus planos de investimentos.

Com o fim da proibição as três operadoras de telefonia que, juntas, representam quase 70% do mercado podem voltar a vender chips e planos de internet em todos os estados em que a proibição estava em vigor. Com isso a Tim pode recomeçar a vender nos 8 estados em que estava impedida. A Oi, por sua vez, está liberada nos 5 estados em que estava proibida e a Claro nos 3 estados em que estava com as vendas suspensas, incluindo São Paulo.


TIM, Oi e Claro


Para voltar à normalidade as 3 operadoras tiveram que apresentar seus planos de investimentos. A Vivo, que não chegou a ser punida pela Anatel, também teve que entregar para agência reguladora o seu plano. A seguir você confere quanto cada uma das empresas de telefonia brasileiras devem investir para melhorar os serviços e diminuir a reclamação dos clientes:

Oi

A Oi deverá investir 24 bilhões de reais no período de 2012 a 2015.

Claro

A Claro pretende investir 6,3 bilhões de reais até 2013. A operadora também promete melhorar o atendimento e planeja instalar um cabo submarino ligando o Brasil aos Estados Unidos.

Tim

A Tim foi a operadora que mais sofreu com a punição. A promessa de investimentos é de 9 bilhões de reais até 2015 para melhorar a qualidade dos serviços de telefonia.