Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Modem 3GMais da Claro não funciona no Linux Ubuntu

Hoje cedo recebi a visita do Tiago Souza, funcionário da loja New Point, agente autorizado da Claro em Tramandaí. Para quem não sabe, a cidade fica no Litoral Norte do RS e é onde está localizado também o nosso "escritório". O motivo da visita era o de tentar me vender o pacote de internet da operadora que já dispõe do sinal HSPA+ (3GMais) em praticamente todo o litoral do estado.

Atualmente estou utilizando a internet 3G da Oi (já usei a da Vivo também) e não estou muito satisfeito. A velocidade é muito baixa e fica quase impossível fazer downloads de pequenos arquivos com cerca de 10 MB. Por isso, considerei trocar a internet da Oi pela da Claro (que é uma empresa gaúcha, como bem lembrou o Tiago), pois além da conexão 3.5G, oferece planos melhores e mais baratos em comparação com a Oi.


No entanto, me deparei com problemas técnicos ao tentar testar o 3GMais da Claro no meu computador de trabalho. O problema é que utilizo o Linux Ubuntu e ele não reconheceu o modem que o pessoal da New Point me emprestou. Ao que tudo indica o modem 3G da Huawei, modelo E303, não é compatível com essa versão do Linux, segundo informações do Ubuntu Fórum. tentei, sem sucesso, instalar o discador Linux da Claro.

Estranhamente o chip da Claro não funcionou nem mesmo quando o coloquei no meu próprio modem, um ZTE MF190 desbloqueado, e que não suporta a nova geração do 3G. Com isso fiquei aborrecido, pois a possibilidade de poder utilizar uma conexão mais rápida numa cidade distante da capital Porto Alegre me animara. É interessante notar que vi a conexão em ação num notebook e também no iPhone 4, o que comprova que o sinal pega corretamente por aqui.

Por enquanto terei de me contentar com a internet da Oi enquanto tento descobrir uma maneira de utilizar o modem da Claro no Linux. Embora muita gente possa torcer o nariz para o Linux, o fato e que não abro mão dele e nem passa pela minha cabeça voltar a usar o Windows Xp ou 7. Pretendo, sim, testar o Windows 8, mas isso é outra história.

Comentários