Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Microsoft anuncia o Windows Phone 8

Windows Phone 8A Microsoft acabou de anunciar a nova versão do seu sistema operacional para smartphones Windows Phone 8. O sucessor do Windows Phone 7 e do 7.5 não traz grandes mudanças na interface, apenas melhorias cosméticas com as "Live Tiles". Uma grande novidade é o Windows Core, que permitirá que o sistema móvel compartilhe o mesmo kernel (coração do sistema) do Windows 8. O anúncio ocorre dois após a empresa revelar seu tablet Surface.

Com a atualização os smartphones com Windows Phone 8 ganharão suporte a processadores com mais de um núcleo. Inicialmente o suporte será apenas a chips dual-core, mais tarde ele também suportará processadores Quad-Core. 3 resoluções de tela serão suportadas pleo WP8: 800 x 480 pixels 15:9 (WVGA), 1280x768 pixels 15:9 (WXGA) e 1280x720 pixels 16:9 (720p). O primeiros fabricantes a adotarem a plataforma serão a Nokia, Samsung, Huawei e HTC. Todos utilizam chips da Qualcomm.

Indo mais a fundo, o sistema ganhou novas características como a possibilidade de encriptação do aparelho (algo essencial no mundo corporativo) e o suporte a cartões MicroSD. No caso do cartão de memória será possível armazenar músicas, fotos, vídeos e até aplicativos diretamente no dispositivo. Esse recurso, por sinal, é velho conhecido dos usuários do Android.

Smartphones com Windows Phone 8

Outra mudanças no sistema são bem interessantes. Por exemplo, o Internet Explorer 10 já virá integrado ao sistema e terá o mesmo motor da versão para desktop. Além disso o Windows Phone 8 não traz mais o Bing Maps. Em seu lugar a empresa colocou o Nokia Maps, que permitirá navegação ponto a ponto e mapas offline. Só não ficou claro se outros fabricantes como a HTC e a Samsung aceitarão rodar um serviço da Nokia em seus aparelhos.

Para os desenvolvedores as mudanças não são drásticas. Não será preciso, por exemplo, que os aplicativos sejam recompilados para suportar as novas resoluções de tela. Para quem usa o motor gráfico DirectX, será possível desenvolver aplicativos nativos capazes de explorar gráficos mais intensos. O sistema também ganhou suporte a pagamentos móveis via NFC com o Wallet Hub. Mas esse recurso só deve estar disponível.

O Windows Phone 8 deverá ser lançada no segundo semestre. A notícia ruim, porém, é que os aparelhos atuais com Windows Phone 7 não poderão ser atualizados para WP8. Na melhor das hipóteses apenas os modelos com Windows Phone 7.5 ganharão alguns recursos da nova versão sendo atualizados para a 7.8. O upgrade incluirá a nova tela inicial do sistema, que foi renovada.

Comentários

  1. coitado do windows phone, mal nasceu e ja ta comecando a se fragmentar, e depois tem gente q mete o pau no android...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.