Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

4G no Brasil será só para os mais ricos

4G no BrasilA tecnologia 4G finalmente vai desembarcar no Brasil. E eis que isso é uma maravilha, afinal teremos acesso à internet em alta velocidade. Pelo menos essa é a expectativa. A realidade, porém, pode ser bem diferente. O problema é que os próprios executivos das operadoras de telefonia que venceram os leilões dos lotes da tecnologia 4G afirmaram que ela deverá ficar restrita apenas aos usuários de maior poder aquisitivo. Em outras palavras, o 4G será para quem pode e não para quem quer.

Inicialmente apenas os consumidores da classe A e B terão condições de pagar pelo serviço. A Vivo e a Claro foram as operadoras que arremataram os principais lotes do 4G no país. Esse parece ser apenas o primeiro passo para a implantação da tecnologia no Brasil. O presidente da Vivo, Carlos Valente, ressaltou haver a necessidade de se dobrar o número de antenas nos próximos anos. Ou seja, haverão custos para ampliar a cobertura. Logo, os preços das conexões 4G deverão ser pelo menos o dobro da 3G.

Outra preocupação é com os preços do aparelhos que devem chegar ao país dotados da tecnologia. Uma matéria do jornal O Globo alerta os consumidores, que terão que preparar seus bolsos. Hoje os celulares com tecnologia 3G mais baratos custam cerca de 169 reais. Já os modelos mais avançados, os smartphones, tem preços de até 2.699 reais. A expectativa é de que os aparelhos com 4G custem o dobro dos 3G.

Comentários