Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Conheça e descubra para que serve o ranking Alexa

Há algumas semanas passamos a dar destaque para assuntos mais variados aqui no blog. Principalmente no que diz respeito à internet e redes sociais. Esse assuntos estão muito em voga, e achamos por bem ampliar os horizontes. O objetivo é, claro, atrair audiência de um público maior, principalmente dos jovens. E dentro desse contexto resolvemos abrir espaço para um assunto relacionado ao mundo dos sites e blogs: o posicionamento num dos rankings mais importantes do mundo: o Alexa.

Mas, afinal, o que é o Alexa. Simples, ele é um serviço que utiliza dados de diversas fontes para analisar o tráfego de sites de todo o mundo e indicar quais são os mais acessados. A posição é informada de acordo com um ranking atualizado constantemente e que analisa dados como número de visitas únicas, page views, termos mais buscados, tempo médio da visita, entre outros. Através de um cálculo complexo, o site é capaz de dizer quais são os sites mais acessados do mundo.

Uma das listas mais importantes do Alexa é o Top Sites. Ele traz informações sobre os 500 sites mais acessados do mundo. Através dele podemos verificar, por exemplo, que o Google é o mais acessado do mundo e o Facebook, o segundo. YouTube, Yahoo! e Baidu (o Google chinês) completam os 5 primeiros lugares. É possível verificar a classificação por países. No Brasil, por sinal, a coisa não muda muito e o Google e o Facebook ocupam as primeiras posições.



Para blogueiros e outros donos de sites a utilização do Alexa pode servir para diversas finalidades. Ele ajuda a verificar o desempenho do site e também compará-lo com seus concorrentes. É possível ainda instalar Alexa Toolbar, um complemento para o navegador que mostra a posição dos sites que o usuário visita, entre outras informações. Além disso, a simples instalação desse plugin pode ajudar o site a subir no ranking.

Por sinal, tarefa que não é dá mais fáceis. No nosso caso, por exemplo, estamos batalhando para subir no ranking Alexa. Atualmente ocupamos a posição 129.841 no ranking global e 3.679 no Brasil. Acreditamos que daqui há alguns meses estaremos abaixo dos 100 mil, o que nos encheria de orgulho. Aliás, uma dica para quem quer melhorar seu posicionamento no Alexa é escrevendo um artigo como este falando do site.

Comentários