Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Teste: será que a pirataria na internet diminuiu?

Há alguns dias recebemos um e-mail de um usuário reclamando de que está bem mais difícil baixar filmes piratas na internet depois do fim do Megaupload. A verdade é que esse é um mercado milionário e que muita gente ganhava (e ainda ganha dinheiro com ele). De sites de downloads, passando por camelôs e blogs de downloads, todo mundo conquistava o seu quinhão de lucro. No entanto, parece que muita gente está órfã, pois não consegue mais baixar filmes e músicas como antes.

A pergunta é: agora, o que fazer? Como assistir filmes, séries e ouvir as músicas mais tocadas do momento? Bom ainda dá para comprar CDs e DVDs piratas por aí, mas a verdade é que a maioria dos sites de compartilhamento está deletando os arquivos que violam direitos autorais. Alguns fazem isso mais lentamente como o FileSserve, por exemplo. Outros, como o FileSonic, foram mais radicais e, por medo das autoridades, simplesmente acabaram com seu serviço de compartilhamento.


Para tentar verificar a quantas anda a questão, resolvemos procurar conteúdo pirata na internet, especialmente filmes. O objetivo é o de tentar traçar um panorama de como andam as coisas. Será que o fechamento do Megaupload podem significar o fim da pirataria na internet? Ou é apenas uma mudança temporária, e logo que a poeira baixar tudo vai voltar ao normal? Então vamos lá, veja a seguir o que a gente descobriu.

YouTube

Nossa primeira visita foi ao YouTube. O site do Google não permite vídeos maiores que 15 minutos. Isso não significa que lá não seja encontrado muitos filmes e seriados pirateados. A malandragem dos usuários é o de picotar os episódios em várias partes. Assim, é possível encontrar muita coisa por lá pirateada. Principalmente clipes inteiros de sucessos do momento como as músicas da Paula Fernandes, Luan Santana e Michel Teló (incluindo todas as sátiras e dublagens do hit "Ai, se eu te pego!".

Em relação à séries e filmes, porém, o site contém um grande número de vídeos que foram removidos pelo usuário ou trazem avisos dizendo de que o conteúdo foi retirado por violar direitos autorais. Mas a verdade é que pouca coisa mudou por lá, e há milhões de clipes e vídeos pirateados. Se o FBI seguisse o mesmo critério em relação ao Megaupload, com certeza o YouTube poderia ser fechado.

4Shared

Um dos melhores sites de compartilhamento de arquivos da internet, o 4Shared segue firme como o YouTube. Uma busca rápida pelo site com palavras como "ai se eu te pego" retorna mais de mil resultados para a música do Michel Teló em vários formatos, especialmente em MP3. No entanto, achar filmes populares como "Batman - O Cavaleiro das Trevas", por exemplo, é um pouco mais difícil. Mas não é impossível.

O mesmo não vale para outros conteúdos pirateados como imagens de mulheres famosas nuas e jogos para Android que normalmente são pagos. No 4Shared é fácil encontrar esse tipo de conteúdo. Porém, o serviço parece estar preocupado apenas em bloquear arquivos radultos. Ao se digitar palavras como "sexo" e outras relacionadas, nada é encontrado. O que não se significa que os arquivos não estejam lá. Muitas vezes, ao acessar a pasta de algum usuário, é possível encontrar vídeos adultos. O que significa que o site apenas bloqueia os resultados

Sites de Download

Os sites de downloads na internet podem ter sofrido com o fim do Megaupload. Mas não significa que eles acabarão. Muitos já trocaram os links para filmes e músicas para outros sites de compartilhamento. Pesquisando um desses sites de downloads brasileiro, conhecido pela expressão "de graça é mais gostoso", não foi difícil encontrar o filme "Cavaleiro das Trevas". O link no site leva para o http://uploaded.to. O serviço é um dos que funciona normalmente na internet, pois ele apenas desativou o serviço para usuários  dos Estados Unidos.

Conclusão

A conclusão a que chegamos é que, sim, houve uma diminuição no número de arquivos piratas na internet com o fechamento do Megaupload. Por outro lado, se o FBI quer mesmo acabar com ela vai ter que fazer melhor, pois os maiores sites da internet como o YouTube, 4Shared, RapidShare, entre outros, ainda estão cheios de programas, músicas e filmes que violam os direitos autorais. Isso sem falar nos serviços de Torrents, por exemplo. Além disso, a internet é um lugar aonde sempre se dá um jeito de burlar as leis e regras. Vamos ver no que tudo isso vai dar.

Comentários