Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Surgem detalhes sobre o Windows Phone 8

Windows PhoneA verdade é que não temos ainda nem meia dúzia de aparelhos rodando o Windows Phone 7 no Brasil. De fato, foram lançados apenas dois smartphones por enquanto: o HTC Ultimate e o Samsung Omnia W. Enquanto isso lá fora já se começa a falar na próxima geração do sistema operacional móvel da Microsoft, o Windows Phone 8. A versão atende pelo codinome de "Apollo" é considerada a versão posterior à "Tango".

As novidades foram publicadas por um site gringo, o PocketNow, que teria tido acesso a um vídeo com os detalhes do novo sistema. O vídeo não foi publicado, mas o seu conteúdo foi analisado e as informações, divulgadas. Logo, outros sites também divulgaram alguns detalhes extras sobre o novo sistema como o Super Site for Windows. A seguir o leitor confere um pequeno resumo das novidades que podemos esperar do Windows Phone 8.


Pelo que se sabe até agora, o Windows Phone 8 terá o seu kernel baseado no Windows 8 e não mais no velho Windows CE, a primeira geração do sistema para dispositivos móveis. Apesar disso, os aplicativos desenvolvidos para o Windows Phone 7.5 serão compatíveis com o WP8. Até o lançamento da nova versão a Microsoft espera que existam cerca de 100 mil aplicativos disponíveis para ele.

O Windows Phone 8 deverá ter grande integração com o Windows 8. Ele compartilharão não só código, como também a interface, os componentes, a experiência do usuário e todo o ecossistema. Supõe-se, inclusive, que ambos serão lançados na mesma época. Ou seja a integração será total.

Quanto a hardware, parece que haverão mais possibilidades de escolha. O sistema terá suporte a mais 4 resoluções de tela. Ele também terá suporte a processadores de múltiplos núcleos e suportará recursos de segurança, rede, vídeo e gráficos oriundas do Windows 8. Haverá suporte para tecnologias recentes como a NFC e o Skype deverá ser integrado nativamente ao sistema.

Falando em integração, o WP8 também será íntimo de diversos serviços da Microsoft como o SkyDrive e o Xbox Live. Já a parte de navegação web ficará por conta do Internet Explorer 10 Mobile. O sistema ainda deve trazer diversos recursos corporativos com a encriptação de dados com o BitLocker, entre outros recursos.

Na verdade, há muito mais informação sobre o Windows Phone 8 por aí. Mas creio que, pelo que escrevi aqui, seja possível imaginar o que esperar da nova versão do sistema. Ainda não sabemos quando ele será lançado. Possivelmente deverá ser pelo fim de 2012 oi início de 2013, logo depois do lançamento do Windows 8.

Comentários