Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Retrospectiva 2011: as notícias mais importantes do ano em tecnologia - Parte 1

Morte de Steve JobsO ano está quase acabando e chegou a hora de fazer uma retrospectiva. 2011 foi ano curto e passou voando. Mais que isso, esse ano ficará marcado para sempre na história do mundo, não só da tecnologia, pois foi ano em que perdemos um gênio. Amado e venerado pelos milhões de fãs da Apple no mundo todo, Steve Jobs partiu e deixa um legado que vai muito além da tecnologia. Ele deixou a sua filosofia e sua visão de mundo. seu nome figurará para sempre na memória de todos aqueles que, como ele mesmo disse num comercial da Apple, ousaram mudar o mundo como Einstein, Ghandi e Martin Luther King, entre outros.

A seguir vamos fazer uma pequena revisão de tudo o que aconteceu de importante ao longo de 2011 neste universo fantástico dos celulares, smartphones, tablets, computadores e internet. E, entre esses todos aí, o tablet ganhou papel de destaque, tanto que os especialistas declaram que 2011 seria o ano do tablet. Afinal todos queriam seguir os passos do iPad, lançado em 2011.

CES 2011


Por isso em Janeiro uma das primeiras matérias publicadas aqui no blog foi sobre esse tema: 70 modelos de tablets devem ser lançados na CES 2011. Para quem não sabe, a CES é uma feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas e é uma das mais importantes do mundo. Alguns dias depois, vimos que na verdade foram revelados mais de 100 modelos de tablets durante o evento. Alguns desse modelos, inclusive, chegariam ao Brasil ao longo do ano como é o caso do Galaxy Tab 4G.

Ainda falando em tablets e da CES 2011, o principal anúncio feito no início do ano foi o do Motorola Xoom. O dispositivo da Motorola, assim como a maioria dos concorrente do iPad, roda o Android. A principal novidade é que o  Xoom é um dos primeiros modelos com o Android 3.0, a primeira versão do SO do Google otimizada para tablets.

A CES 2011 também foi palco do anúncio de diversos modelos de smartphones Android de última geração. Surgiam os primeiros aparelhos equipados com processadores dual-core, que logo se tornariam um padrão nos smartphones topo de linha. Entre os modelos revelados durante a feira estavam o LG Optimus Black, o Sony Ercissom Xperia Arc e o Motorola Atrix 4G, que vinha com um dock capaz de transformá-lo num netbook.

Embora a Apple não participe da CES, a empresa não deixa de ser assunto por lá. Uma notícia que correu o mundo foi a de que um protótipo do iPad 2 fora visto pelos corredores da feira de tecnologia. No fim, as imagens que foram publicadas num site americano se revelaram muito parecidas com o novo iPad.

Outra notícia que marcou o início do ano foi o anúncio da Presidenta Dilma de que queria um iPad de 500 reais. Por isso o Governo criou um programa de incentivo para diminuir impostos e incentivar a produção de tablets no Brasil. Embora alguns modelos já estejam em produção, o iPad sobre a instalação da fábrica da Foxxconn no Brasil continua um impasse e, apesar do governo dar como certa, não há uma data estabelecida para o início das operações da empresa no país.

Playboy no iPad sem censura?

Uma notícia que ganhou destaque na mídia internacional em Janeiro de 2011 veio da Playboy. O fundador da empresa o milionário Hugh Hefner revelou que lançaria uma aplicativo da revista sem as restrições quanto a conteúdo adulto impostas pela Apple. Apesar da surpresa, o que a empresa fez foi desenvolver uma web app e não um aplicativo nativo. Embora tenha um app disponível na App Store, a a Playboy não pode exibir nada desse tipo, já que as regras da loja de aplicativos não permite esse tipo de conteúdo.

App Store comemora 10 bilhões de downloads


Ainda em Janeiro de 2011 a Apple anunciou que a App Store, a loja de aplicativos do iPhone e do iPad atingiria a marca de 10 bilhões de downloads. O número foi alcançado com o download do aplicativo Paper Glider. O feito da Apple só foi igualado pelo Android no início do mês de Dezembro. E por falar am Android, o sistema do Google conseguiu a façanha de ultrapassar o Symbian pela primeira vez no mercado em 2011.

Sony Ericsson revela o Xperia Play, mistura de smartphone e Playstation


Depois de alguns meses de rumores, finalmente a Sony Ericsson confirmou o lançamento do seu tão falado Playstation Phone. Baseado no Android 2.3 o smartphone vem com teclas especiais para jogos, podendo ser considerado um console portátil capaz de fazer ligações telefônicas. Ele traz vários jogos na memória e começou a ser vendido no Brasil em Agosto por 1.899 reais, mas o preço logo caiu e hoje ele já pode ser encontrado por um preço bem menor.

Polêmica: Igreja proíbe fieis de se confessarem pelo iPhone

Um dos aplicativos mais comentados no início de 2011 foi o "Confession". Desenvolvido para iPhone, o aplicativo logo virou motivo de críticas por permitir que qualquer pessoa pudesse se confessar sem precisar de um Padre. A Igreja não gostou nenhum pouco da história e logo proibiu a confissão por esses meios nada ortodoxos. Isso não impediu, é claro, das pessoas continuarem a baixar o aplicativo.

Microsoft e Nokia anunciam parceria

Não fosse a morte de Steve Jobs, esta teria sido a grande notícia de 2011. Para enfrentar a concorrência do Android e do iPhone duas gigantes da tecnologia, Microsoft e Nokia, se unem para criar seu próprio ecossistema móvel. A parceria prevê que a Nokia passe a adotar o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone 7 em seus futuros smartphones. O primeiro modelo, o Lumia 800, foi revelado em Outubro durante o Nokia World e deve chegar ao Brasil em 2012.