Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Vivo lança serviço para criar aplicativos para Android e iOS

A Vivo lançou um novo serviço que permite que qualquer pessoa possa criar um aplicativo móvel em poucos minutos. É o Vivo Meu App. Através de poucos passos o usuário pode desenvolver a versão móvel do seu site, ou mesmo criar um aplicativo do zero. O serviço é bem fácil de usar. Baseado em modelos ele permite a personalização do app mudando cores, imagem de fundo e cabeçalho.

É possível incluir várias seções no aplicativo como fontes de dados RSS, lista de membros, listas de produtos, fotos do Flickr, cardápio, endereços de redes sociais como Facebook e Twitter. Tudo sem saber nada de programação. O sistema é baseado  nos chamados moblets, que podem ser adicionados e editados com as informações necessárias. Depois de pronto, o aplicativo fica disponível no site Vivo Meu App para ser acessado e podendo ser instalado no celular ou smartphone. Mas é bom lembrar que o serviço gera apenas um Web App, ou seja, não é um aplicativo nativo que poderá ser publicado na App Store ou no Android Market.


Para começar a usar o Vivo Meu App é preciso se cadastrar no endereço http://www.vivo.com.br/meuapp e esperar ser aprovado. Os dados para login no sistema serão enviados para o e-mail fornecido. Assim que for ativado o acesso, o usuário poderá começar a criar o seu primeiro aplicativo. Eu testei o serviço e criei um aplicativo para o blog poucos minutos. O resultado pode ser conferido aqui. Até que ficou bom, mas não gostei de muitas coisas.

A principal delas pode ser conferido na página "Conteúdo". Ali usei o feed RSS do blog para gerar conteúdo para ser acessado pelo usuário. No entanto, o aplicativo não sou lidar com a quebra de página do blog e exibiu apenas a primeira parte do post. Para que todo o texto seja visualizado no aplicativo, é preciso configurar o Feed do Site como "Completo" (no Blogger) e eliminar o "Jump break" nas mais de 1600 matérias do meu site.

Outro ponto negativo é que o aplicativo não preservou nem os links nem as imagens do site, e nem a formatação dos textos, deixando tudo embolado e difícil de ler, o que é uma grande limitação. Ainda quanto ao conteúdo, a maioria deles não passam de simples listas que não podem ser alteradas dinamicamente.

Enfim, o Vivo Meu App é uma opção válida para a criação de conteúdo para web. Principalmente por ser em português. Apesar de existirem diversos sites na internet com a mesma proposta, praticamente todos são em inglês, o que dificulta muito as coisas para quem não conhece o idioma.

Via Vivo Blog