Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nokia pode substituir S40 por sistema baseado no Linux

Celular NokiaEm busca de novas estratégias para recuperar sua posição no mercado, a Nokia parece estar abandonando velhos conceitos e hábitos. As mudanças vão desde a criação de um novo toque clássico para seus celulares como à aposentadoria de marcas de serviço como a Ovi. E as últimas notícias (ou rumores) dão conta de que a companhia finlandesa vai abandonar também o sistema S40.

Feito para equipar os chamados feature phones, celulares com alguns recursos a mais que os celulares tradicionais, o S40 pode estar fadado ao esquecimento. Para substituí-lo a Nokia pode estar trabalhando num novo sistema baseado, adivinhem, no Linux. Ele já tem até um codinome: "Meltemi". As informações são do Wall Street Journal.

Ainda não se sabe quando os primeiros celulares de baixo custo trarão o sistema. Também não há informações sobre o atual andamento do projeto de desenvolvimento desse novo sistema operacional. O jornal americano revelou que ele é direcionado a aparelhos com preço inferior a 100 dólares e que o projeto estaria sendo liderado Mary McDowell, vice-presidente executiva responsável por celulares.

Ainda de acordo com o Jornal, a fabricante finlandesa estaria estudando uma forma de integrar o QT, o mesmo framework utilizado pelo Symbian, nesses celulares de baixo custo. O uso do Linux, no qual também é baseado o Android, por exemplo, seria uma boa saída para resolver a questão. A Nokia, porém, ainda não comentou esses rumores. Por enquanto a expectativa do mercado é quanto ao lançamento do primeiro smartphone da Nokia depois da parceria com a Microsoft, o que está previsto para acontecer ainda este ano.