Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Internet pré-paga em tablets: operadoras bloqueiam o acesso

Internet TabletUm matéria publicada pelo Estado de São Paulo afirma que operadoras de telefonia estão bloqueando o acesso à internet por tablets como o iPad através de chips pré-pagos. Embora a Anatel relate que não tenha recebido ainda nenhuma reclamação quanto à isso, o fato é que o jornal comprovou a prática, que é ilegal.

De acordo com a publicação, as operadoras estão tomando essa atitude, pois tem interesse que os clientes adquiram planos de dados pós-pagos nos tablets. Planos como o TIM, de 50 centavos o minuto, e da Vivo (por 9,90 por mês) seriam destinados apenas aos celulares e smartphones. O Estadão verificou que, na maioria das vezes, não é possível acessar a internet através de um chip pré-pago no iPad e outros tablets.


O principal problema parece ser com a Claro, que bloqueia completamente o acesso pelo iPad e outros dispositivos que não sejam smartphones. Já a Oi não conta com um plano de dados pré-pago para tablets. Já a Vivo permitiu o acesso depois que foram feitas algumas mudanças na configuração. Já a TIM não apresentou problemas de acesso, de acordo com as informações do site do Estadão.

Bloquear o acesso de tablets para que os clientes sejam obrigados a usar planos pós-pagos (e bem mais caros) é totalmente irregular. De acordo com o site da Info, a Anatel informou que vai fiscalizar mais de perto essa prática. Já o Ministro das telecomunicações, Paulo Bernardo ressaltou que as operadoras não tem o direito de impor qualquer restrição ao cliente de acordo com o aparelho que ele esteja utilizando. Reclamações  podem ser encaminhadas ao número 1331, da Anatel.