Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Governo pretende investir em modem de baixo custo

O Ministério das Comunicações, através da figura do seu secretário executivo, Cezar Alvarez, informou que o governo pretende investir num modem de baixo custo para a população. Na verdade, o secretário não teria falado a palavra "modem", mas sim "terminais de baixo custo para acesso móvel", pois o preço do modem pode ser uma das grandes barreiras para o acesso à internet no país.

Por enquanto, ainda não há mais detalhes sobre quais ações o Ministério das Comunicações deverá tomar para viabilizar o equipamento de baixo custo. No entanto, não podemos negar que o governo está empenhado em ampliar o acesso da população à internet e promover a inclusão digital. Claro, o Plano Nacional de anda Larga tem lá os seus problemas, mas já é um começo.

Modem 3G


Pena que a velocidade da internet no país seja uma das piores do mundo. Minha esperança é que eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016 devem acelerar o desenvolvimento de certas tecnologias como a conexão 4G, por exemplo. Agora, voltando ao secretário executivo do Ministério das Comunicações: ele é responsável por outro projeto do governo, o UCA (Um Computador por Aluno).

Enfim, o fato é que o governo sabe que não adianta oferecer internet à 35 reais por mês se as pessoas não puderem comprar o modem ou um roteador, por exemplo. Eu, que uso a internet para trabalhar, há cerca de um ano comprei um modem 3G por 200 reais. De lá para cá, o preço pouco caiu. E embora existam opções de adquirir o equipamento quase de graça, isso nos obriga a contratar planos de dados muito caros.