Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Steve Jobs apresenta novidades na WWDC 2011: iOS 5

Na tarde dessa Segunda-Feira, dia 6 de Junho, Steve Jobs (muito magro) deixou de lado sua licença médica para apresentar as novidades da Apple durante a WWDC 2011. Desta vez não houve o anúncio de um novo iPhone, infelizmente. O foco do keynote foi a quinta versão do iOS, a nova versão do Mac OS X X, a Lion, e o novo serviço de compartilhamento de arquivos iCloud.


iOS 5

Steve Jobs apresentou a nova versão do sistema operacional do iPhone e do iPad, o iOS 5. E é claro, ele será lançado com muitas novidades. Para os usuários o sistema trará cerca de 200 novos recursos e para os desenvolvedores serão nada mais nada menos que 1.500 novas APIs.

steve Jobs - iOS 5

Além disso o iOS 5 virá com uma central de notificações, que concentrará informações sobre mensagens de textos e ligações perdidas, por exemplo. A tela de bloqueio ganhou um atalho para a câmera do aparelho e o botão lateral também poderá ser usado para fazer fotos.  Outro destaque o aplicativo Newsstand. Semelhante ao iBooks ele funcionará com uma espécie de banca de revistas digitais.

A Apple também incorporou diversas novas funções no aplicativo de e-mail. O sistema também ganhou um um dicionário que poderá ser acessado de dentro de qualquer aplicativo. O teclado virtual, por sua vez, foi dividido em dois, prometendo facilitar a digitação para quem costuma escrever usando os polegares.

Um aplicativo iMessages permitirá a troca de mensagens através de uma rede 3G ou wi-fi entre qualquer aparelho da Apple como o iPod Touch, iPhone e iPad. Ele também permite a troca de arquivos, vídeos e até contatos.

Uma das coisas mais chatas quando se compra um iPhone ou iPad é a necessidade de conectar o dispositivo ao Mac ou PC. O mesmo vale para atualizar o sistema operacional do aparelho. A boa notícia, a partir do iOS 5 é que isso não será mais necessário. Tanto a ativação como a sincronização poderá ser feita via Wi-Fi.  

E mais: o processo de atualização do SO poderá ser feito via OTA. Ou seja, pelo ar. Somente os novos recursos serão baixados para o aparelho, dispensando a necessidade de baixar o sistema operacional todo outra vez quando uma nova atualização é liberada.

O sistema iOS 5 estará disponível para os usuários a partir de Setembro Outubro para iPhone 3G/3GS/4, iPads e iPod Touch 3G/4G.