Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nokia agora vai lucrar com o iPhone

NokiaAlgumas coisas no mundo da tecnologia parece inacreditáveis. Há pouco tempo ficamos sabendo que a Microsoft lucra mais com o Android do que com o Windows Phone por conta de um acordo com a HTC. Agora um novo acordo, desta vez entre a Nokia e a Apple, permitirá que a companhia finlandesa lucre com as vendas do iPhone.

A Apple deve repassar cerca de 1 ou 2% da receita obtida com o iPhone para a Nokia. Isso é fruto de um acordo para que a companhia finlandesa retire vários processos contra a Apple e também queixas à Comissão Internacional de Comércio por violação de patentes. A Nokia afirmava desde 2009 que a companhia americana havia utilizado de forma indevida diversas patentes de tecnologias inventadas na Finlândia o desenvolvimento do seu smartphone.

A notícia foi bem recebida pelo mercado e fez as ações da Nokia subirem cerca de 3%. A receita anual do iPhone deve ficar em torno de 43 bilhões de dólares este ano. Com o acordo a Apple deve começar realizando um pagamento (de valor não revelado) à rival e seguir repassando royalties de forma regular. Essa é uma das poucas vezes que a Apple se vê derrotada num processo desses tipo.

A Nokia, que tem enfrentado dificuldades no setor de telefonia móvel nos últimos anos, especialmente no mercado de smartphones, ficou bem contente com o acordo. E agora a expectativa é que a companhia se volte contra as empresas que utilizam a plataforma Android. A vitória contra a maior empresa de tecnologia da atualidade só deve fazer a Nokia ganhar mais força e recuperar parte do prestígio perdido nessa guerra.

Comentários