Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Energia na ponta dos dedos para seus gadgets

E tecnologia existe, e não é nova. A geração de energia através da pressão é conhecida desde o século 19. A diferença é que agora pesquisadores estão se empenhando para levá-la para o mundo dos smartphones, tablet e notebooks. Presente num certo tipo de cristais, o efeito piezoelétrico permitiria a geração de energia elétrica através da digitação.

O objetivo de um grupo de pesquisadores australianos é o de permitir que um notebook, por exemplo, possa ser recarregado apenas usando a energia gerada pelo toque das teclas. Bastaria para isso que os laptops fossem equipados com uma espécie de filme feito com cristais piezoelétricos sob as teclas. A mesma tecnologia poderia ser aplicada em telas de smartphones e tablets, permitindo que os mesmos pudessem também alimentar suas baterias com a geração de energia piezoelétrica.

Embora, os pesquisadores tenham interesse em aplicar essa tecnologia de forma abrangente e em larga escala, ainda não há notícias de um gadget equipado com tecnologia pronto para chegar ao mercado. Seja como for, essa pode ser uma boa saída para quem está cansado de ficar sem bateria no seu notebook. Por enquanto temos informações apenas de produtos que utilizam a energia solar para recarregar suas baterias como este notebook da Samsung.

Comentários